Docentes
Permanentes
ADÉLCIO DE SOUSA CRUZ
Doutor em Literatura Comparada, Mestre em Teoria Literária e Licenciado em Língua inglesa pela UFMG.
Currículo resumido: Pesquisador vinculado ao NEIA (Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade) e ao NELAP (Núcleo de Letras e Artes Performáticas), ambos núcleos de pesquisa da Faculdade de Letras da UFMG. Pesquisas envolvem estudos comparativos de prosa, poesia, teatro, performance, música e outras artes. Atualmente, integra a Comissão Executiva do Portal literafro, projeto interinstitucional com foco na literatura negra/afro-brasileira, capitaneado pela UFMG, com participações do CEFET/MG, da UNEB e UFBA, financiado em Minas Gerais pela FAPEMIG. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Letras/UFV.
E-mail: adelcio.cruz@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6876852031692764
ADRIANA DA SILVA
Doutora em Linguística (Universidade Estadual de Campinas – 2004), com estágio de Pós-Doutorado pela PUC-Minas.
Currículo resumido: Adriana da Silva é professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui graduação em Letras pela Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (1994), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística textual, letramento acadêmico e multiletramentos. As pesquisas atuais abordam descrição linguística de fake news e o discurso digital.
E-mail: adria.silva@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7733749861812383
ANA CAROLINA GONÇALVES REIS
Doutora em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Minas Gerais – 2020).
Currículo resumido: Doutora (2020) e Mestre (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (linha de pesquisa: Análise do Discurso). Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa (2004), é Professora Adjunto II, lecionando na graduação em Secretariado Executivo Trilíngue e na pós-graduação stricto sensu em Letras. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria Semiolinguística do Discurso; imaginários sociodiscursivos; ethos, retórica e argumentação; gêneros discursivos midáticos verbais e/ou imagéticos.
E-mail: carolinareis@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4927953435999004
ANA LUISA BORBA GEDIEL
Doutora em Antropologia Social (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Pós-Doutorado no Center for Language, Interaction, and Culture (CLIC – UCLA), Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA.
Currículo resumido: Doutora em Antropologia Social (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Pós-Doutorado no Center for Language, Interaction, and Culture (CLIC – UCLA), Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA. Professora Associada I do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuando na área de Língua Brasileira de Sinais (Libras), desde o ano de 2010. É pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa do CNPq: Crenças sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas (CEALI – UFV). Desenvolve pesquisas a partir da abordagem metodológica etnográfica referente às pessoas Surdas que utilizam a Libras como primeira língua e sua relação com diferentes contextos socioculturais. Tem interesse em compreender os fenômenos sociais, especialmente, voltados para equidade e educação pública, no âmbito da Linguística Aplicada. Atualmente está como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, e atua na linha de Linguística Aplicada, com o desenvolvimento de pesquisa sobre formação de professores e ensino de línguas, abrangendo iniciativas de investigação voltadas para o entendimento dos processos inclusivos de cursos e disciplinas de Libras, formação de professores e ensino da Libras, além de pesquisas que envolvam o desenvolvimento de tecnologias assistivas para a acessibilidade dos sujeitos s/Surdos.
E-mail: ana.gediel@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4847726396513108
ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Doutora em Linguística Aplicada (University of Alabama, EUA – 2000), com estágio de Pós-Doutorado pela Carleton University, Canadá e pela Universidade da Florida, Gainesville, EUA (2019).
Currículo resumido: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1989), Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1995), Doutorado em Teaching English as a Second Language – The University of Alabama (2000) e Pós-Doutorado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Carleton, Ottawa, Canadá (2009) e pela Universidade da Florida, Gainesville, EUA (2019). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em crenças, sobre aprendizagem e ensino de línguas estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: crenças sobre aprendizagem de línguas estrangeiras e sua relação com emoções, identidades e motivação; formação de professores de línguas; emoções de professores e alunos no ensino e aprendizagem de línguas; pesquisa narrativa; e, mais recentemente, Pedagogia do Amor.
E-mail: anamfb@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3845753380051358
Ph.D. in Applied Linguistics (University of Alabama, EUA – 2000), with a post-Ph.D. from Carleton University, Canada and University of Florida, Gainesville, USA (2019).
Curriculum: Major in Languages from Universidade Federal de Viçosa (1989), Master’s Degree in Applied Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (1995), Ph.D. in Teaching English as a Second Language from The University of Alabama – EUA (2000) and Post Doctorate in Applied Linguistics from Carleton University, Ottawa, Canada (2009) and University of Florida, Gainesville, USA (2019). Her research interests are within the field of Applied Linguistics, with emphasis on beliefs about language learning and teaching, and more specifically on their relationship with emotions, identities and motivation; language teacher education, teachers and students’ emotions in language teaching and learning; narrative research; and more recently, pedagogy of love.
CARLOS FERRER PLAZA
Doutor em Literaturas em Língua Espanhola (Universidad Autónoma de Madrid – 2016)
Currículo resumido: Possui graduação em Filologia Hispânica – Universidad Autónoma de Madrid (2000), mestrado em Filologia Hispânica – Universidad Autónoma de Madrid (2009) e doutorado em Literaturas em Língua Espanhola na Universidad Autónoma de Madrid (2016). Desde 2013 é professor de Língua e Literatura Espanhola na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Faz parte dos grupos de pesquisa (CNPq) Estudos e Traduções do Teatro Espanhol (UFRJ) e Grupo de Pesquisa em Estudos Literários e Culturais (UFV). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura espanhola nos séculos XVI e XVII; tendências da narrativa contemporânea; relações entre literatura e autoritarismo político nos séculos XIX e XX.
E-mail: carlos.ferrer@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2050348886975173
EDSON FERREIRA MARTINS
Doutor em Linguística (2011, Universidade de Évora), Mestre em Linguística (2004, UFJF), Pós-Doc em Estudos Literários (2018, UFMG)
Currículo resumido: Professor Associado de Estudos Clássicos no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais, Brasil), atuando na Graduação e na Pós-graduação (PPG-Letras-UFV). Possui doutorado em Linguística (área de Filologia) pela Universidade de Évora (2011), tendo realizado o projeto como bolsista do Programa de Bolsas de Alto Nível para a América Latina (ALBAN). Possui pós-doutorado em Estudos Literários (área de Estudos Clássicos) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa sobre a recepção dos clássicos na obra de Machado de Assis, sob a supervisão do professor Jacyntho Lins Brandão, com estágio na Università degli Studi Roma Tre, sob a supervisão do professor Giorgio de Marchis. É professor de Estudos Clássicos no Departamento de Letras da UFV (de 2001 a 2024), onde coordena o projeto Reminiscências da cultura clássica na obra de Machado de Assis (DLA-UFV) sobre o qual orientou diversas pesquisas na graduação e na pós-graduação e publicou diversos artigos e capítulos de livro em periódicos e livros nacionais e internacionais. Coordenou no DLA-UFV o Programa das Licenciaturas Internacionais (2016-2019) em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal). Editou a coletânea “Mito em movimento: recepção da Antiguidade greco-romana no cinema” (2024) e co-editou, com Alexandre Agnolon, a coletânea “Entre o Mito e a História: recepção e reinvenção dos clássicos em séries” (no prelo), bem como as coletâneas “Da cidade antiga à contemporânea: (in)tolerâncias, utopias e distopias, com Patrícia Botelho; “Memória da poesia: literatura e resistência” (2015) e “Memória da narrativa: olhares sobre os clássicos” (2007), ambas com Gerson Roani. No cinema, é diretor, roteirista e produtor do documentário “Um canibal nos trópicos” (2019), longa-metragem dedicado à vida e obra de Machado de Assis. Filiado à Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e à Associação Brasileira de Literatura Comparada, é também membro dos grupos Ars Antica Poética, Retórica e Recepção (UFOP), Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR-UFOP) e Literatura e Mídia (UFV). Tem experiência na área de Letras (Estudos Clássicos) e seus interesses de investigação incidem sobre os seguintes temas: A Recepção dos Clássicos no Cinema e na Literatura. Estudos de História da Cultura Clássica; Mito e Mitologia; e História do Português.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2050348886975173
IARA CHRISTINA SILVA BARROCA
Currículo resumido: Professora Ph.D. Adjunto IV da Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal/UFV, na área de Línguas e Literaturas de Língua Portuguesa. Pós-doutorado pela Univeristé Paris Ouest Nanterrre La Défense, 2016. Integra, como pesquisadora, os grupos de pesquisa: Mulheres em Letras/Letras de Minas, na Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG; Grupo de Pesquisas CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que é uma unidade de investigação da Universidade de Lisboa, em Lisboa; Grupo de Pesquisa MILBA – Memória e Imaginário na Literatura Memória e Imaginário nas Literaturas Brasileira e Africanas, na UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Tem experiência na área de Literatura Brasileira, com ênfase nos seguintes temas: literatura de autoria feminina e crítica literária feminista É autora dos livros “Um olhar sobre a constituição do universo ficcional em As parcerias, de Lya Luft”(2009), “Figurações e ambiguidades do trágico na obra de Lya Luft”(2014), e co-autora na organização dos livro “Arquivos femininos: literatura, valores e sentidos”(2014) e “Memorialismo e Resistência: estudos sobre Carolina Maria de Jesus”(2016). Tem inúmeras publicações em livros, revistas e periódicos sobre Literatura de autoria feminina, especialmente sobre pesquisas que tratam a questão da memória e das representações do gênero na literatura brasileira.
E-mail: iarabarroca@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2591825654015191
IDALENA OLIVEIRA CHAVES
Doutora em Linguística Teórica e Descritiva (Universidade Federal de Minas Gerais – 2013)
Currículo resumido: Mestrado em Estudos Linguísticos (2000) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996)
Atuou no departamento de estudos brasileiros da Hankuk University of Foreign Studies Yongin, South Korea (2014).
Atualmente é Professora- Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa, e pesquisa atualmente sobre a aprendizagem de Português como língua de herança (PLH) e aquisição da língua portuguesa não materna. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição de línguas, Variação Linguística, Leitura, Linguagem – escrita -alfabetização, Fonética e Fonologia, ortografia no ensino português-língua estrangeira. Atua ainda, na elaboração, aplicação e avaliação do exame de proficiência em português como língua estrangeira (Celpe-bras). Autora de livros na área de português para estrangeiros
E-mail: idalena@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6208438834313089
JOELMA SANTANA SIQUEIRA
Doutora em Literatura Brasileira (Universidade de São Paulo – 2008)
Currículo resumido: Doutora em literatura brasileira pela da USP (2008). Estágio pós-doutoral na Faculdade de Letras da Universidade do Porto com bolsa CAPES (2014-2015). Professora efetiva na graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa. Foi professora efetiva da Universidade Federal de Goiás/Campus Avançado de Jataí. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino, extensão e cultura sobre narrativa moderna; poesia moderna; estudos interartes; e literatura e mídia, com publicações de artigos, capítulos e livros. Editora chefe das revistas Gláuks e Jangada. Participa do conselho consultivo de diferentes periódicos acadêmicos. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras/UFV (2016-2018). Coordena o Projeto de Extensão e Cultura “Livros e Canções – um programa de rádio sobre o universo da palavra escrita e cantada”, exibido pela Universitária FM 100,7 em parceria com a Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa. Lidera o grupo de pesquisa Literatura e mídia, cadastrado no Diretório do CNPq. É vice-coordenadora do GT Teoria do Texto Poética da ANPOLL (2021-2022). Administra o site do grupo, www.literaturaemidia.ufv.br
E-mail: jandraus@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7544225793792187
JOZIANE FERRAZ DE ASSIS
Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA – 2018)
Currículo resumido: Possui Doutorado em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2018), Mestrado em Letras (Estudos de Linguagem, subárea Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira-Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense (2008) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Atualmente é professora de Espanhol do curso de graduação em Letras Português-Espanhol da UFV e coordenadora da área de Espanhol do PIBID. Faz parte dos grupos de pesquisa Red Internacional de Sociología de las Sensibilidades (UBA-Argentina) e Crenças sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas (UFV). Desenvolve pesquisas em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, autoetnografia, interculturalidade e Sociologia dos Corpos e Emoções.
E-mail: joziane.assis@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6043167247056881
JÚNIOR VILARINO PEREIRA
Currículo resumido: Professor Adjunto de Língua e Literatura Francesa da UFV desde 2006. Possui Graduação em Língua Francesa e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), Mestrado em Literaturas de Língua Francesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Literaturas de Língua Francesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Tem experiência de pesquisa e ensino em Literatura Francesa e Literaturas de Língua Francesa, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: poesia e modernidade no século XIX, pós-colonialismo e homoerotismo.
E-mail: jrvilarino@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7783334091514234
MARIA DO ROSÁRIO ALVES PEREIRA
Currículo resumido: Doutora em Letras – Estudos Literários (2014), área de concentração Literatura Brasileira, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Letras: Estudos Literários, área de concentração Literatura Brasileira (2008), e graduada em Letras (2004) pela mesma instituição. Integra o grupo de pesquisa Atlas (CEFET-MG). Coordena, ao lado das professoras Ana Elisa Ribeiro e Paula Renata Moreira, o grupo de pesquisa Mulheres na Edição (CEFET-MG). É professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Editoração nos cursos técnicos e de graduação em Letras do CEFET-MG. É professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa – área de concentração Estudos Literários, Linha de pesquisa: Literatura, Cultura e Sociedade. Integra o GT da Anpoll “A mulher na literatura”. Atualmente desenvolve pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense, sob a supervisão da profa. dra. Eurídice Figueiredo, acerca das representações da mulher velha na literatura brasileira contemporânea produzida por mulheres.
E-mail: maria.pereira@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5509149077345599
MARIANA RAMALHO PROCÓPIO XAVIER
Doutora em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Minas Gerais – 2012). Pós-Doutorado na Lancaster University, UK (2018-2019).
Currículo resumido: Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (2007), Mestrado em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Viçosa, onde atua na Graduação em Comunicação Social e no Mestrado em Letras. Atua principalmente nos seguintes temas: discurso e mídia; narrativas de vida; estudos de gênero; mídia, subjetividade e sociabilidade.
E-mail: mariana.procopio@ufv.br
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164078E9
MICHELLE NAVE VALADÃO
Doutora em Neurociências (Universidade de São Paulo – USP – 2011)
Currículo resumido: Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP); Especialização em Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Libras e em Linguística e Ensino de Línguas; Mestrado e Doutorado em Neurociências e Ciências do Comportamento pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Diretora de Programas Especiais da Pró-Reitoria de Ensino da UFV . Atua na área de Educação Inclusiva e desenvolve pesquisas no campo dos Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Linguística Aplicada: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem de Línguas. Tem interesse por estudos no campo da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores e nos processos de ensino e aprendizagem da Libras e da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos.
E-mail: michelle.nave@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7113035685782769
MÔNICA SANTOS DE SOUZA MELO
Doutora em Letras/Estudos Linguísticos – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2003), com estágio Pós-doutorado pela UFMG.
Currículo resumido: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1987), Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Linguística e atua nos seguintes temas: Discurso, mídia e representações; Análise do Discurso: emoções, ethos e argumentação; Gêneros discursivos e Teoria Semiolinguística do discurso.
E-mail: monicamelo@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5603442663409183
Curriculum: Major in Languages (Universidade Federal de Viçosa, 1987); Master’s Degree in Linguistics (Universidade Federal de Minas Gerais, 1991), Ph.D. in Linguistics (Universidade Federal de Minas Gerais, 2003) and post doctorate in Linguistics (Universidade Federal de Minas Gerais). Full professor at Universidade Federal de Viçosa. Research interests: Linguistics, with emphasis on Discourse, media and representations; discourse analysis: emotions, ethos and argumentation; discursive genres and Discourse Semiolinguistics theory.
NATÁLIA GONÇALVES DE SOUZA SANTOS
Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP)
Currículo resumido: graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2009), Mestra (2013) e Doutora (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo. Entre 2014 e 2015, desenvolveu estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) na Université Paris 8. É vinculada aos grupos de pesquisa (CNPq) Literatura e Mídia (UFV) e Núcleo de Estudos Oitocentistas-NEO (UFSCar). É editora-chefe da área de literatura da Revista Gláuks e coordenadora da área de Literatura do PIBID (2022-2024). Entre suas publicações, destaca-se o livro Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e a literatura comparada (EDUSP, 2022), oriundo de sua tese. Seus principais interesses de pesquisa são o século XIX, o romantismo brasileiro e toda a gama de assuntos levantada pelo periodismo cultural oitocentista.
Email: natalia.g.santos@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3580095090032262
RONY PETTERSON GOMES VALE
Doutor em Linguística do Texto e do Discurso (Universidade Federal de Minas Gerais – 2013). Pós-doutorado em Linguística do Texto e do Discurso (Universidade Federal de Minas Gerais – 2017).
Currículo resumido: Possui Graduação em Letras (Licenciatura em Português/Literatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística do Texto e do Discurso, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Análise do Discurso, Gêneros do Discurso/Textual, Leitura e Produção Textual, Argumentação e Retórica. Desenvolve trabalhos de pesquisa observando a interface entre o riso, o risível (teorias e práticas) e o Discurso, a partir dos postulados da Análise do Discurso em diálogo com outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, a História, a Antropologia, a Filosofia, a Retórica, a Literatura, a Psicologia etc.
E-mail: ronyvale@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5226735709539513
Ph.D. in Text and Discourse Linguistics (University Federal of Minas Gerais) – 2013, with a post-Ph.D. from UFMG (2017).
Curriculum: Degree in Languages (Portuguese/Literature) from University Federal of Viçosa (2008) and Master’s Degree in Linguistics from University Federal of Minas Gerais (2009). Experiences in Languages area, with emphasis in Textual and Discourse Analysis, acting mainly in the following subareas: Discourse Analysis; Discourse/Textual Genres; Textual Reading and Production; Argumentation and Rhetoric. Research projects developed considering the interface between laugh, laughable (theory and practice) and the Discourse, from the Discourse Analysis postulates on dialogue with other knowledge fields, such as History, Anthropology, Philosophy, Rhetoric, Psychology, etc.
Colaboradores
APARECIDA DE ARAÚJO OLIVEIRA
Doutora em Linguística – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2009), com estágio de Pós-Doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG (2017).
Currículo resumido: Possui graduação em Letras pela Funedi-UEMG (1997), Especialização em Língua Inglesa pela PUC-Minas-BH (2000), Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira pela UFMG (2004) e Doutorado em Linguística pela UFMG (2009). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva e Aquisição de Língua Estrangeira. Temas gerais de interesse para pesquisa: aquisição de línguas estrangeiras e descrição linguística. Subtemas: abordagens baseadas no uso relacionadas à descrição linguística e ao Ensino e Aquisição de L2; Linguística Cognitiva Teórica e Aplicada; interlíngua e influência interlinguística; expressões espaciais e de eventos de movimento (tipologia de L. Talmy e Hipótese “pensar para falar”, D. Slobin); aspecto verbal e metáforas conceituais na gramática.
E-mail: aparecida.oliveira@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0661675056119195
Ph.D. in Linguistics at Universidade Federal de Minas Gerais (2009); post-doctoral studies in Linguistics at POSLIN/UFMG- 2017.
Résumé: Graduated in Languages and Literature (English and Portuguese), at Funedi-UEMG (1997). Specialized in English Language, at PUC-Minas-BH (2000). Master in Linguistics Applied to Teaching and Learning Foreign Languages, at UFMG (2004). Ph.D. in Linguistics, at UFMG (2009). Has experience in Linguistics, with emphasis in Cognitive Linguistics and Foreign Language Acquisition. General themes of research interest: Linguistic description and Second Language Acquisition. Subthemes: usage-based approaches to language description and teaching; Theoretical and Applied Cognitive Linguistics; interlanguage development, crosslinguistic influence; spatial language, the expression of motion events (Talmyian typology and the “Thinking for Speaking Hypothesis” -D. Slobin), verbal aspect, and conceptual metaphors in grammar.
CRISTIANE CATALDI DOS SANTOS PAES
Doutora em Linguística – Universidade Pompeu Fabra – Espanha (2003).
Currículo resumido: Possui graduação em Letras (Licenciatura Português-Literatura) pela Universidade Santa Úrsula (1986) – Rio de Janeiro, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (1994) – Niterói e Doutorado em Linguística pela Universitat Pompeu Fabra (2003) – Barcelona/Espanha. Atualmente é Professora Titular no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nas áreas de pesquisa: Análise do Discurso da Divulgação Científica; Gênero Discursivo, Mídia e Identidade; Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e Estrangeira.
E-mail: cristiane.cataldi@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1094799272927622
GERSON LUIZ ROANI
Doutor em Letras/Literatura Comparada – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2002). Atualmente realiza estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra Portugal
Currículo resumido: Possui graduação em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), com estágio de pesquisa doutoral (Doutorado Sanduíche) na Biblioteca Nacional de Lisboa. Atualmente é Professor Adjunto IV de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras. De 2009 a 2013, foi coordenador do PPGLET/UFV. Coordena, na UFV, o Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES/Universidade de Coimbra – Letras/UFV-U Coimbra (2011-2013). É coordenador do Convênio de Pós-Graduação entre o PPGLETRAS-UFV e o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Das suas publicações se destacam: Saramago e a escrita do tempo de Ricardo Reis (Scortecci Editora, 2006), No limiar do texto: literatura e história em Saramago (Annablume, 2002), Literatura e judaísmo: o rosto judeu de Borges (Editora da UFRGS, 2003), Da agenda azul ao romance de Saramago: os manuscritos da Biblioteca Nacional de Lisboa (PPGLetras-UFSM,RS, 2004), Memória da narrativa: olhares sobre os clássicos (Navona Editora, 2007), Literatura e cultura: percursos críticos (UFV/PPGLET, 2010), Interfaces entre linguagem e cultura (Editora UFV, 2013) e O romance português contemporâneo: história, memória, identidade (UFV/PPGLetras, 2011). Tem experiência na área de Letras e seus interesses de investigação incidem sobre os seguintes temas: José Saramago, António Lobo Antunes, Almeida Faria, Mário Cláudio, Eça de Queirós, relações entre Literatura, História e memória, Psicanálise, Pós-colonialismo, Judaísmo, Literatura e Sagrado, romance português contemporâneo, literatura portuguesa dos séculos XIX, XX e XXI.
E-mail:roani@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4615421443869964
GRACIA REGINA GONÇALVES
Doutora em Estudos Literários (Universidade Federal de Minas Gerais – 2001), com estágio de Pós-Doutorado pela UFMG.
Currículo resumido: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), Mestrado em Literatura Luso-Brasileira pelo Department of Romance Languages da University of North Carolina (1988) e Doutorado em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professora Adjunta III da Universidade Federal de Viçosa. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura e gênero; Pós-colonialismo; Literatura e ecocrítica.
E-mail: gracia@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5227210194234819
HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO
Doutora em Linguística Aplicada (Universidade Federal de Minas Gerais, 2011).
Currículo resumido: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1989), Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais(2005), Doutorado em Linguística Aplicada na área de Formação de Professores. Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Federal de Viçosa, onde atua na Graduação e no Mestrado em Letras. Desenvolve pesquisas com ênfase na formação inicial e continuada de professores, tendo como temas as Emoções, Experiências e Crenças sobre Aprendizagem e Ensino de Línguas Estrangeiras.
E-mail: hilda.coelho@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5771180375483519
MARIA CARMEN AIRES GOMES
Doutora em Letras/Estudos Linguísticos – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2003), com estágio de Pós-Doutorado pela PUC/SP.
Currículo resumido: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (1993), Mestrado em Estudos Linguísticos/Análise do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e Doutorado em Estudos Linguísticos/Análise do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Atua principalmente nos seguintes temas: Gêneros discursivos: multimodalidade, intergenerecidade; Análise de Discurso Crítica: gêneros, mídia e identidade; Gêneros do discurso midiático e ensino.
E-mail: mcgomes@ufv.br
Lattes:http://lattes.cnpq.br/8496712334085415