Publicações

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS CONVIDA PARA A PALESTRA

 “Pesquiso para quê(m)? Reflexões acerca de uma colaboração genuína na relação universidade-escola”.

A Palestra será oferecida pela Profa. Dra. Valdeni Reis (UFMG/CNPq) às 12h30 do dia 23 de outubro, presencialmente, no Auditório do Departamento de Letras da UFV. O formulário de inscrição já está disponível através do link: https://forms.gle/q7USkcpspEDYqn4u5.

PERIÓDICO

Gláuks – Revista de Letras e Artes – ISSN 1415-9015. Qualis B2

Capa Glauks 2010 2

A revista Gláuks foi criada no ano de 1996, pelo Departamento de Letras da UFV, e registrada sob o número ISSN 1415-9015. O desejo de privilegiar a tradição humanística revela-se no próprio título Gláuks, uma transcrição livre do vocábulo Grego γλαύξ – coruja, animal de estimação da deusa Atena -, conhecido símbolo do curso de Letras.   No ano de 2009, a revista é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFV e passa a ser publicada na versão impressa e on-line no período de 2010 a 2011 e apenas na versão on-line, a partir do número11 vol. 2, publicado em 2012.A Revista Gláuks tem  publicação semestral, cujos números são compostos de artigos científicos, resenhas, ensaios, entrevistas vinculados às áreas de Linguística, Letras e Artes, cujas temáticas são alternadas entre Estudos Linguísticos e Estudos Literários, no segundo. São objetivos da Revista: assegurar um espaço de debate interdisciplinar, sem o qual não se pode pensar em qualquer progresso cientifico, colaborar para a difusão e socialização da pesquisa, do conhecimento e da reflexão acadêmica, por meio da publicação de trabalhos que atendam a critérios de qualidade científica e relevância na área de Linguística, Letras e Artes;promover o processo de reflexão e debate teórico sobre os temas ligados à área de Letras; contribuir para a formação de pesquisadores e professores na área de Letras.
 

Conselho Editorial

Profa. Maria Carmen Aires Gomes (Presidente)
Prof. Angelo Adriano Faria de Assis
Profa. Joelma Santana Siqueira
Profa. Wânia Terezinha Ladeira

 Página eletrônica da revista

LIVROS

Emoções e ensino de línguas

Autores: Colombo Gomes, Gysele da Silva – Barcelos, Ana Maria Ferreira (Orgs.)

Editora: Editora CRV
https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/38039-emocoes-e-ensino-de-linguas

O livro Emoções e Ensino de Línguas traz grandes contribuições para a área de Linguística Aplicada, especialmente às áreas de Ensino e Aprendizagem de Línguas e de Formação de Educadores, visto que os textos nele publicados discutem reflexiva e criticamente as implicações do conceito “emoções”, seus desdobramentos, suas abordagens teóricas e metodológicas aplicadas ao contexto de ensino-aprendizagem de línguas. Nessa perspectiva, o livro oferece, ao público leitor, discussões que envolvem distintos contextos, bem como diferentes vieses sobre o conceito de ‘emoções’ e suas implicações nas vidas de estudantes e de professores. Os oito capítulos que compõem o livro são desenvolvidos em seis eixos: emoções de professores; emoções de alunos; a relação de emoções com outros conceitos (crenças, identidades e motivação, entre outros); a influência das emoções no processo de ensinar e aprender línguas, bem como nas decisões e ações de professores e alunos; novas perspectivas sobre os estudos de emoções; e historicidade dos estudos das emoções no Brasil. Dessa forma, os assuntos tratados na obra são de extrema relevância para estudantes, professores, formadores e pesquisadores que queiram compreender o construto ‘emoções’ em diferentes perspectivas teóricas e contextuais.”

E-book “Eu, caçadora de mim”: autoetnografia para a formação de professores de espanhol

Autora: Joziane Ferraz de Assis

Editora: UFV – 2022

Nesta obra, apresento a autoetnografia como estratégia metodológica e como performance escrita nas pesquisas em formação de professores. A partir da perspectiva afetiva, narro experiências vividas com o Espanhol, desde quando fui apresentada a essa língua pelos programas de televisão brasileiros, passando pelos papéis de estudante e professora e chegando até minha formação continuada no Doutorado. Nessas narrativas, de cunho subjetivo e, concomitantemente, reflexivo-teórico, analiso como as sensibilidades influenciam minha formação como professora intercultural de Espanhol: o que me moveu a aprender a língua e a querer continuar dedicando-me a ela foi a paixão experimentada ao ouvi-la. Entre a música e as vivências de aprender e ensinar Espanhol é que se desenrola o livro, embasado teoricamente por estudos da Sociologia dos Corpos/Emoções, Linguística Aplicada e perspectiva intercultural. Ao longo da criação dos textos, descobri que os processos de aprender e ensinar Espanhol vividos por mim estão marcados afetiva, política, social e culturalmente. O livro pretende, portanto, mostrar ao leitor e à leitora uma nova perspectiva para apreender os processos de aprender e ensinar na escola e na universidade.

Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e a literatura comparada.
Autora: Natália Gonçalves de Souza Santos
São Paulo, Edusp, 2022.

Na obra, os ensaios “Literatura e civilização em Portugal: fase heroica, fase negra”; “Lucano”; “Alfredo de Musset: Jacques Rolla” e “George Sand: Aldo o rimador”, escritos por Álvares de Azevedo na altura de 1850, são analisados à luz do periodismo cultural oitocentista, sobretudo de origem francesa e portuguesa. Por meio de uma intricada rede de citações e referências diretas e indiretas, Natália Santos deslinda diálogos inauditos que o autor paulista teceu com as mais recentes teorias críticas de seu tempo, caso da literatura comparada, então propagada pelas cátedras de literaturas estrangeiras, que se valiam da filologia, do historicismo e da teoria dos espíritos nacionais para embasarem suas pesquisas. O ponto de vista cosmopolita aí entrevisto, veiculado por prestigiosas revistas cuidadosamente compulsadas por Azevedo, como a Revue des deux mondes e a Revue de Paris, pode ter impulsionado ou avalizado a postura inconformista do jovem ensaísta, que não se conforma ao forte e monolítico empenho nacionalista do romantismo brasileiro, propondo, também no seu discurso crítico, diversas formas que poderiam ser alternativas estéticas ao que estava posto no nosso panorama literário. A publicação tem seis capítulos. Os dois primeiros, dedicam-se a construção de um panorama sociocultural, entrevisto a partir de Álvares de Azevedo, englobando Rio de Janeiro e São Paulo. Em trânsito entre essas duas cidades, o jovem estudante tem acesso às publicações estrangeiras e às teorias de várias ordens nelas estampadas. Por isso, o terceiro capítulo dá a conhecer os principais autores que contribuíram com as posturas críticas encontradas na ensaística alvaresiana, entre eles, Villemain, Ampère e Quinet. Os próximos três capítulos são dedicados à análise da crítica literária produzida por Azevedo, cuja figura crítica é posta em autonomia da faceta poética. Nos anexos, o leitor encontra, pela primeira em separado da obra completa do autor paulista, os quatro ensaios de Álvares de Azevedo estudados por Santos. Com este livro, prefaciado pela profa. Sandra Nitrini (USP), Natália Santos entrega a conclusão de um extenso trabalho de pesquisa em torno do que poderiam ser concebidos como os textos teóricos e críticos de Azevedo, percurso iniciado em Antagonismo e dissolução: o pensamento crítico de Álvares de Azevedo (Humanitas, 2014), no qual se analisa os prefácios que o autor escreveu às suas obras. Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e a literatura comparada ressalta que, quase dois séculos após seu nascimento, o poeta da Lira dos vinte anos tem ainda diversas melodias com que nos confrontar, desta feita, numa clave crítica.

Estudos Brasileiros na Ásia

Autores: José Carvalho Vanzelli, Idalena Oliveira Chaves, Henrique Gonçalves Teixeira

Editora: Editora UFV

https://www.editoraufv.com.br/produto/estudos-brasileiros-na-asia/1113668

Este livro traz artigos sobre a prática de professores brasileiros que atuam na área de Língua Portuguesa na Ásia. Os primeiros três artigos são voltados à situação da Coreia do Sul e apresentam um estudo acerca dos principais erros na aquisição da escrita do Português Brasileiro (PB) por parte de aprendizes coreanos e, ainda, o resultado de uma pesquisa realizada em bibliotecas universitárias e livrarias de Seul, com o objetivo de averiguar quais obras literárias de língua portuguesa haviam sido traduzidas para a língua coreana. Seguem-se dois textos que abordam Estudos Brasileiros na China Continental e um que apresenta uma visão geral da situação do PB na ilha taiwanesa, partindo de questões sócio-históricas e culturais. Do mundo sinófono, vamos ao Japão, contemplado com dois artigos, que trazem questões culturais a partir da reflexão sobre a situação do PB no país e mostram os resultados de uma experiência intercultural de prática de ensino de línguas estrangeiras realizadas na Tokyo University of Foreign Studies. Os penúltimos textos relatam a situação dos Estudos Brasileiros na Tailândia, a partir de um resgate da trajetória do PB no ensino superior tailandês, e trazem um debate sobre o papel dos leitores brasileiros financiados pelo Ministério das Relações exteriores (MRE) e apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Encerra a publicação o relato de experiências de docentes brasileiros no Timor-Leste.

"D:\Users\ufv\Desktop\8107a2_95c00b4b64534a26a0aa0f9ee2819817.pdf"

Ebook – Linguagens e Sociedade na Perspectiva de Jovens Pesquisadores

0001

ESCREVER, EDITAR, PUBLICAR E LER: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA IBERO-AMERICANA – ESCRIBIR, EDITAR, PUBLICAR Y LEER
Autores: Juan Pablo Chiappara et.al
ISBN: 978.85.8179088-6
A obra reflete o que foi discutido no CILIBAM (Colóquio Internacional de Literatura Ibero-americana), evento promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), via Departamento de Letras e Artes (DLA), nos dias 7 e 8 de maio de 2014 em Viçosa, Minas Gerais. O evento teve como objetivo promover o diálogo e a troca de experiências entre autores, editores e pesquisadores, em âmbito internacional, no que se refere às dinâmicas da produção literária, ao livro como produto de venda e aos papéis da crítica e da academia na recepção de obras literárias. Da mesma forma, pretendeu estimular os debates acerca dos aspectos transnacionais (sobre identidade, memória, espaço simbólico, distanciamento/estreitamento cultural, valores de mercado, entre outros), que circulam no campo das Letras.
RECHERCHES EN DIDACTIQUE DES LANGUES – THÈMES MAJEURS = PESQUISAS EM DIDÁTICA DE LÍNGUAS – GRANDES TEMAS”
Autores: Christianne Benatti Rochebois, Maria Lúcia Jacob Dias de Barros e Márcio Venício Barbosa.
Edição bilíngue (Francês/Português). 167 páginas. ISBN: 9788577582181

Este livro é fruto de um desejo de diálogo mais abrangente entre os pesquisadores que se dedicam à didática de línguas estrangeiras no Brasil. É comum observarmos que os professores especializados no ensino-aprendizagem de uma determinada língua formam entre eles um grupo que, pelas facilidades do trabalho cotidiano, aprofunda-se nos estudos metalinguísticos e didáticos produzidos na e para a língua que ensinam. Esse fato, benéfico em todos os sentidos por colaborar na formação específica para aquele universo linguístico e cultural, pode ter um efeito que, ainda que natural, não colabora para o diálogo entre os especialistas de diferentes áreas no âmbito da didática das línguas: corremos o risco de nos fecharmos em limites confortáveis, sem muita atenção para a pluralidade que caracteriza esse campo do saber. Nossa intenção, com esse livro, é dar a conhecer ao público brasileiro textos que contribuiram em diferentes momentos para o recente debate acerca da didática das línguas e culturas no universo francófono, no qual já se trabalha, por exemplo, com uma nítida distinção entre a didática das línguas e culturas e a linguística aplicada. Esperamos, assim, colaborar para intensificar as trocas e as pesquisas nesse campo, fundamental para que se possa responder com qualidade ao anseio de internacionalização do ensino brasileiro.

DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autoras: Ana Maria Ferreira Barcelos e Rita de Cássia de Alcântara Braúna
Editora UFV, 2013. 239páginas. ISBN: 9788572694896

Esta coletânea apresenta trabalhos atuais e reflexões advindas da pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeira, bem como dá visibilidade a respeito dos processos de formação inicial e continuada de professores/ educadores. Todos os textos, com seus diversos contextos, abordam demandas contemporâneas na formação de professores e na contribuição da pesquisa realizada na Universidade Federal de Viçosa para a compreensão e enfrentamento desses desafios. Portanto, trata-se de rica literatura para estudantes de Letras, de Pedagogia e professores de línguas e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

INTERFACES ENTRE LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE

Autores: Maria Carmen Aires Gomes e Gerson Luiz Roani

Editora UFV. ISBN: 978-85-7269-475-9, 2013. 255 páginas

Refletir sobre Linguagem, Cultura e Sociedade, tema desta coletânea, envolve grande número de questões. Seguramente, envolve pensar o papel da sociedade e da cultura na construção/produção/constituição da linguagem e, mais especificamente, o lugar desta última nos mais variados campos da sociedade contemporânea. Por caminhos até certo ponto diferentes, modelos teóricos de linguagem, práticas discursivas e literatura e outras artes e campos, esta coletânea trata da relação que funde todos os estudos aqui propostos: interface entre linguagem, cultura e sociedade. Os estudos e reflexões desenvolvidos neste livro apontam para a necessidade de se compreender que o modo de conhecer o mundo e suas relações socioculturais e históricas depende exclusivamente da produção da linguagem nas mais variadas manifestações artísticas, culturais, sociais e históricas. Assim, espera-se com esta obra trazer à tona a reflexão sobre o modo de produzir conhecimento e sua circulação não só no âmbito acadêmico, mas também, e principalmente, sociocultural.

 
 
O ROMANCE PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO: HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADE
Autor: Gerson Luiz Roani
Arka Editora, 2011. 330 p. ISBN: 9788562961106
O livro é o resultado do desenvolvimento de dois projetos de pesquisas multi-institucionais “A letra da ficção escreve a história no romance português contemporâneo” e “O romance português pós-império: História, memória e construção da identidade nacional/cultural”, vinculados à linha de pesquisa “Literatura, Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFV, ao Núcleo de Estudos Portugueses da UFV e ao Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, Portugal. Resultante de uma pesquisa grupal, a coletânea abarca as investigações desenvolvidas por pesquisadores de universidades brasileiras e portuguesas: Univ. Coimbra, Univ. Évora, Univ. Lisboa, Univ. Porto, Univ. Católica Portuguesa, Instituto Politécnico de Leiria, UFV, UFRGS, USP, UFRJ, PUCRS, UFOP. Os capítulos publicados estão circunscritos à investigação do romance português contemporâneo, descortinando um processo de estudo da ficção lusitana a partir da interlocução entre história, memória e identidade. A obra oferece a possibilidade de uma reflexão abrangente e sólida sobre a efervescência criadora do romance português contemporâneo, personificada pelo aparecimento de novos nomes no cenário das letras portuguesas após a Revolução dos Cravos de 1974, bem como pela continuidade da produção ficcional de escritores mais antigos, cuja fecundidade estética se estende aos nossos dias. Os 18 capítulos da coletânea enfatizam que a abordagem da prosa ficcional portuguesa dos últimos 30 anos não pode prescindir de sondar o modo como os desdobramentos dos Cravos de 1974 influenciaram a atividade escritural dos romancistas portugueses atuais. Sob a forma do romance, a literatura transfigurou esse delicado momento da história portuguesa recente, não se limitando a realizar a mera representação da Revolução como evento transformador de todos os extratos dessa sociedade. No advento desse novo tempo, o universo literário captou a necessidade de repensar os caminhos da expressão literária, sobre a qual havia pairado, durante meio século, o crivo de uma censura limitadora da livre manifestação artística. A transfiguração da matéria histórica pelos ficcionistas lusitanos implica também o investimento na experimentação da linguagem artística, na inovação discursiva e na busca de novos caminhos e perspectivas para a escrita romanesca que percorre as sendas da história e da memória. Esse investimento na experimentação escritural, na problematização acerca da representação da história pelo romance, condiciona e revela uma tendência marcante do romance português: a valorização da fabulação narrativa, da metaficcionalidade, da intertextualidade e do diálogo do sistema literário com outros saberes e com outras artes. Os capítulos do livro demonstram que, na prosa portuguesa atual, adquire um peso-teórico prático impressionante a noção de “escritura”, e como textos (encarados enquanto urdiduras de escrita) se consideram os romances analisados na coletânea.
 
 

MACABEIAS DA COLÔNIA – CRIPTOJUDAÍSMO FEMININO NA BAHIA
Autor: Angelo Adriano Faria de Assis
Edição: Alameda Editorial, 2012. ISBN: 978-85-7939-111-8. 408 págs.
Durante 500 anos o Brasil ignorou dois fenômenos fundamentais: a Inquisição e os cristãos-novos. Não houve setor que a Inquisição não interferiu, a fiscalizar comportamentos e crença dos descendentes de judeus lusos, forçados ao catolicismo. Apesar de nomes ilustres como Paulo Prado, Rodolfo Garcia, Capistrano de Abreu e outros publicarem documentos chamando a atenção para o Santo Ofício, o tema ficou ignorado. Em fins da década de 1960, os arquivos da Inquisição, altamente secretos, abriram-se ao público. Hoje, já podemos falar de uma historiografia brasileira sobre a inquisição. Com a mais fina sensibilidade resgatou a trajetória de uma ilustre família de cristãos-novos desde Portugal até Matoim, no Recôncavo da Bahia.

O autor focaliza importante momento do clã de Heitor Antunes, senhor de engenho e cavaleiro d’el Rei, quando diversos membros são acusados de praticar o judaísmo em segredo, presos e atirados nas gélidas masmorras da Inquisição. Foi a matriarca Ana Roiz, com 82 anos, a mais comovente vitima, pois de uma confortável vida como senhora de engenho, foi morrer abandonada e só, nos cárceres do Santo Oficio. A história da mãe de 7 filhos, dos quais três e mais uma neta acabaram presos, vem minuciosamente relatada, a revelar um Brasil desconhecido que palpitava nas franjas da sociedade, cujos membros criticamente resistiram em se deixar catolizar. Chamando as mulheres de Macabeias, o autor simboliza o heroísmo dos Macabeus, para os quais a resistência à tirania era a verdadeira obediência a Deus. Obra de leitura obrigatória aos que procuram conhecer esse outro Brasil, povoado de judeus secretos, o funcionamento da Inquisição, a transformar cada vitima em cumpl ice, os subterrâneos da história colônia, e como se moldaram as mentalidade numa civilização construída na base da cultura do segredo.

 
 
 
 

LINGUÍSTICA APLICADA: REFLEXÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM E LÍNGUA MATERNA E LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autora: Ana Maria Ferreira Barcelos

Editora Pontes, 2011. ISBN: 978-85-7113-352-5. 328 páginas

“Esta coletânea é uma iniciativa da linha de pesquisa Linguistica Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e Estrangeira, que se insere na área de Estudos Linguísticos no Programa de Mestrado em Letras do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. O objetivo da coletânea é mostrar trabalhos atuais e reflexões advindas da pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeira, realizadas pelos pesquisadores deste programa, bem como de outros linguistas aplicados do Brasil e do exterior. A coletânea reúne trabalhos de pesquisadores renomados em Linguística Aplicada do exterior e de diferentes instituições de ensino superior no Brasil, tais como: UCPEL, UFRJ, UFPA, UFMG, UFRGS, UNESP e UFV, trazendo contribuições importantes para essa área da Linguística Aplicada.”

 
 

ESTUDOS DISCURSIVOS EM FOCO: PRÁTICAS DE PESQUISA SOB MÚLTIPLOS OLHARES.

Maria Carmen Aires Gomes; Cristiane Cataldi dos Santos Paes e Mônica Santos de Souza Melo (organizadoras)

Editora da UFV, Viçosa, 2011. 306 páginas. ISBN: 978-85-7269-403-2

A obra Estudos Discursivos em Foco: práticas de pesquisas sob múltiplos olhares, organizada por professoras do Núcleo de Estudos Discursivos (NED) do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa, reúne significativa amostra da produção científica de alguns Grupos de Pesquisa sediados no país e no exterior.

Esta obra se dedica à discussão de práticas discursivas midiática, científica, literária, publicitária, entre outras, sob os mais diversos enfoques teórico-metodológicos Seus capítulos estão voltados para a divulgação, para o público acadêmico, de trabalhos que vêm sendo realizados em diálogo também com outros campos do conhecimento, como a Sociologia, a História, a Psicologia etc.

O objetivo desta coletânea de artigos étrazer a público resultados de pesquisas recentes realizadas nos mais diversos âmbitos teórico-metodológicos desenvolvidos no seio dos estudos discursivos, divulgando o conhecimento produzido nesse campo. Constitui, portanto, literatura imprescindível a estudantes de Letras, pesquisadores e demais interessados.

 
 

POLIDEZ E CAMARADAGEM – ANÁLISE DO DISCURSO EM CARTAS DE PEDIDO DE INFORMAÇÃO

Autora: Wânia Terezinha Ladeira

Paco Editorial, 2011. ISBN: 978-85-64367-35-7. 196 Páginas.

Esta obra é fruto de uma dissertação de mestrado em Extensão Rural na Universidade Federal de Viçosa. O trabalho investiga a interação comunicativa entre universidade e o seu público através de análise sociolinguística de cartas de pedido de informação técnica enviadas ao setor de difusão de tecnologia de uma universidade de Minas Gerais. Trata-se de um trabalho inédito e interdisciplinar que oferece um novo olhar sobre as velhas questões de difusão de tecnologia no campo. Ao fazer uma análise linguística de cartas de pedido de informação, revela-se a relação hierárquica que a universidade ainda mantém com os seus interlocutores, bem como o poder simbólico conservado nesse processo de divulgação científica. Entretanto, devido a características culturais, nota-se que a polidez e a camaradagem permeiam essa interação.

 
 

A HETEROGLOSSIA DO SILÊNCIO: O PERPASSAR DAS VOZES EM THE SCARLET LETTER E THE FRENCH LIEUTENANT’S WOMAN.

Autora: Maria Cristina Pimentel Campos.

Arka Editora, 2011. ISBN: 978-85-62961-19-9. 225 páginas.

Esta é uma obra imprescindível para os pesquisadores de John Fowles e Nathaniel Hawthome pelo trabalho brilhante, minucioso e profundo efetuado pela Professora Doutora Maria Cristina Pimentel Campos. A autora propicia ao leitor uma análise abrangente das condições sócio-político-econômicas de duas sociedades de épocas distintas, a americana e a inglesa, nos séculos XVII e XIX, retratadas nos romances de Hawthome e Fowles, escritores representantes dos séculos XIX e XX, respectivamente. A obra ora apresentada possibilita uma melhor compreensão da estrutura e construção engenhosa dos dois romances, ressaltando a força do silêncio como “arma” eficaz de comunicação e de afirmação de posicionamentos individuais e sociais, utilizada pelas duas personagens principais, Hester em The Scarlet Letter e Sarah em The French Lieutenant’s Woman.

Nesse sentido, constitui um trabalho fascinante sobre “o silêncio que fala”, à medida que as personagens de Hester e Sarah tecem suas posições na sociedade, rejeitando e desafiando os padrões de comportamento das épocas. A autora mostra que o silêncio está presente na própria estrutura dos romances através da “ironia e ambiguidade contidas no dito e não dito”, da pontuação enfática e da caracterização das personagens. Apresenta de maneira didática, artística e complexa, um trabalho inovador de comparação entre os dois romances, convidando o leitor a compartilhar a “desconstrução” e a “reconstrução” dos romances para uma melhor apreciação do talento artístico dos dois escritores. Assim, o entendimento da evolução das duas personagens femininas principais, que ao construírem suas histórias procuram pelo silêncio proteger suas individualidades e, ou, lutar por suas independências, faz-se perceptível e admirável ao olhar do leitor.

 
 

EMOÇÕES, REFLEXÕES E (TRANS)FORM(AÇÕES) DE ALUNOS, PROFESSORES E FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS.

Autoras: Ana Maria Ferreira Barcelos e Hilda Simone Henriques Coelho.

Editora Pontes, 2010. ISBN: 978-85-7113-322-2,

Esta coletânea reúne trabalhos de pesquisadores, professores e alunos de línguas que participam do Projeto de Educação Continuada para Professores de Língua Inglesa (PECPLI), em andamento desde 2004 na UFV, coordenado pelas professoras Ana Maria Ferreira Barcelos e Hilda Simone Henriques Coelho. O objetivo do livro é mostrar um pouco dos trabalhos, das reflexões, transformações e ações que tem sido construídas pelas professoras de inglês e demais membros do projeto, ao longo desses seis anos.

Os temas que nos uniram foram as emoções transformadoras que percebíamos em nossos encontros, bem como a reflexão e a colaboração existente entre todos no projeto. Assim, as professoras participantes do projeto, autoras de capítulos deste livro (Ferreira, Januzzi, Landy, Lopes, Venancio, Xavier, Cunha, Viçoso e Campos), alunos de graduação que participam (ouparticiparam) do PECPLI (Pellim, Rodrigues, Moraes), além de pesquisadores e professores (Zolnier, Miccoli, Murphey et al) que participam ou de alguma forma já interagiram com o projeto, relatam a construção e transformação de suas identidades, emoções e reflexões vivenciadas no PEPCLI, bem como seus reflexos em suas ações pedagógicas. O fio condutor das narrativas desta coletânea é a emoção, definida aqui como a “disposição corporal” que vai especificar o domínio de ação do ser vivo (Maturana, 2005). Embora a emoção não tenha sido um aspecto considerado na formação de professores no Brasil, vários autores já sugeriram que ela é um componente essencial da cognição de professores (Nespor, 1987; Rosiek, 2003).Esta coletânea pretende colocar a emoção no centro do ensino e da formação de professores de línguas. Juntamente com as crenças, elas são componente essencial na vida e no conhecimento dos professores, permeando suas práticas, suas ações, identidades e mudanças na prática. Os trabalhos desta coletânea sugerem que os formadores de professores devem atentar para as emoções que são construídas nos projetos de formação continuada, assim como professores de línguas devem também atentar para suas emoções e a de seus alunos e para a forma como essas moldam e são moldadas pelas práticas sociais discursivas em seus contextos de sala de aulas e das escolas

 
 
LITERATURA E CULTURA: PERCURSOS CRÍTICOS
Autores: Maria Cristina Pimentel Campos e Gerson Luiz Roani
Arka Editora, 2010.372 pg. ISBN: 978-85-62961-05-2

Esta obra nasce das investigações teórico-críticas dos pesquisadores vinculados à Linha de Pesquisa Literatura, Cultura e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, com ensaios que articulam o estudo da Literatura às demandas culturais da contemporaneidade em suas diversas manifestações. Dessa forma, os capítulos que compõem este livro são frutos das pesquisas desenvolvidas pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), bem como por renomados professores e pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. Circunscritos ao estudo das relações entre a Literatura e a Cultura, os trabalhos aqui publicados descortinam um processo de estudo do literário a partir da interlocução com outros saberes humanos, tais como Antropologia, Psicanálise, Ensino, Religião, História, Política, Sociologia e Artes. Com base nesses pressupostos, esta coletânea de artigos oferece a possibilidade de uma reflexão sobre questões atuais no campo dos Estudos Literários e Culturais. Assim sendo, nos Estudos Literários contemporâneos, chamam a atenção as novas relações e estratégias interdisciplinares como procedimentos indispensáveis para a abordagem do literário. Isso exige do investigador literário uma especial capacidade de refletir interdisciplinarmente, estreitando os vínculos e possibilidades de diálogo com outras áreas do conhecimento, gerando um instigante e criativo espaço de indagações. É nesse sentido abrangente e plural, envolvendo pesquisas que se abrem a outros saberes, que concebemos a obra que agora colocamos à apreciação crítica dos leitores.

 
 
 
INTERCULTURAL AND INTERDISCIPLINARY STUDIES: PURSUITS IN HIGHER EDUCATION
Autores: Maria Cristina Pimentel Campos e Francisco José Quaresma de Figueiredo
Arka editora, 2010. 215páginas. ISBN: 8562961132

Este livro reúne o resultado de pesquisas de profissionais da área de educação superior, assim como de estudantes intercambistas, participantes do Programa CAPES/FIPSE, com o objetivo explorar e discutir como os diferentes aspectos culturais contribuem para o melhoramento do sistema educacional. Ele ressalta as relações internacionais e fortalece a troca de conhecimentos com a crença que os desafios relacionados à internacionalização podem ser conquistados através do uso da linguagem universal expressa na cultura e na arte. Desse modo, esta coletânea de artigos reflete os esforços de profissionais que consideram a arte, seja relacionada ao ensino da língua inglesa, música, teatro, ou dança, como uma forma de comunicação que expressa uma linguagem universal. Embora dialógica, por excelência, esta linguagem comum, como uma ponte, perpassa por culturas diferentes, aproximando-as e estabelecendo relacionamentos importantes para o fortalecimento do desejo de entendimento mútuo e duradouro.

 
 
PRÁTICAS DISCURSIVAS: CONSTRUÇÃO IDENTIDADES NA DIVERSIDADE
Maria Carmen Aires Gomes, Mônica Santos de Souza Melo e Cristiane Cataldi dos Santos Paes (Orgs).
Arka Editora, 2009. 190p. ISBN: 978-85-62916-04-5

Essa publicação coletiva originou-se do evento III Encontro Mineiro da Análise do Discurso (EMAD), realizado na Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa/MG, sob a organização de Maria Carmen Aires Gomes, Mônica Santos de Souza Melo e Cristiane Cataldi dos Santos Paes. O evento consistiu-se em conferência, mesas redondas, e comunicações individuais. O conteúdo das atividades desenvolvidas refletiu as preocupações teorias e aplicadas a cerca dos Estudos Discursivos abarcando pesquisas sob vários vieses. O evento procurou proporcionar a integração entre os pesquisadores da área de Estudos Discursivos das instituições mineiras de ensino superior, assim como a divulgação, discussão, reflexão e circulação critica das pesquisas produzidas nessa área de conhecimento.

 
 

CULTURE AND ARTS IN BRAZIL AND IN THE UNITED STATES: A BRIDGE OF MULTIFACETED LANGUAGES

Autores: Maria Cristina Pimentel Campos, Francisco José Quaresma de Figueiredo.

Arka Editora, 2009. 260 p. ISBN: 978-85-62961-02-1

O livro intitulado Culture and Arts in Brazil and in the United States: A bridge of multifaceted languages é fruto de trabalhos apresentados no First International Symposium on Culture and Arts, realizado na UFV, em 2008, e que teve por objetivo reunir coordenadores e participantes de programas de intercâmbio CAPES/FIPSE, das áreas de Letras, Música e Artes. A obra foi lançada no The U. S.-Brazil Arts and Culture Initiative: Challenge and Achievements in Linguistic, Cultural, and Academic Exchange, evento realizado no período de 15 a 17 de outubro, na University of Montevallo, Montevallo, Alabama, Estados Unidos. O livro foi também divulgado na plenária final do 9º Encontro Binacional de Coordenadores de Projetos do Programa de Consórcios em Educação Superior Brasil-Estados Unidos, realizado no período de 18 a 20 de outubro de 2009, organizado pela George Washington University, na cidade de Washington-DC, Estados Unidos.

 
 

NARRATIVES OF LERNING AND TEACHING EFL

Autoras: Ana Maria Ferreira KALAJA, Paula; MENEZES, Vera; BARCELOS, (orgs.).

Londres: Palgrave/Macmillan, 2008. 288 p. ISBN: 0230545432

Narratives of Learning and Teaching EFL é uma coletânea de relatos de pesquisa sobre experiências vividas da língua Inglesa com foco nos significados subjetivos e emoções envolvidas em contextos de ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira, incluindo Japão, Brasil, e alguns países europeus. Os colaboradores fazem uso de referencias teóricos inovadores e métodos originais de coleta de dados e análises (inclusive de narrativas verbais e visuais). O livro funciona como um caleidoscópio, oferecendo uma variedade de perspectivas sobre ensino e aprendizagem de inglês como segunda língua através da pesquisa narrativa, que será útil para pesquisadores experientes bem como para alunos de mestrado iniciando sua carreira acadêmica.

 
 

MEMÓRIA DA NARRATIVA. OLHARES SOBRE OS CLÁSSICOS

Autores: Edson Ferreira Martins, Gerson Luiz Roani e Maria Cristina Pimentel. (orgs.).

Editora Navona, 2007. 296 p. ISBN: 978,859,973,009-6

O livro é fruto das conferências ministradas no evento “Encontro com os clássicos da literatura”, que procurou discutir, com um público vasto e heterogêneo, a atualidade e permanência das obras clássicas em nossa cultura literária. “Memória da Narrativa” é a reunião de quinze estudos, de natureza teórico-crítica, sobre as realizações artísticas de Homero, Virgílio, Ovídio, Machado de Assis, Eça de Queirós, Dostoievski, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Oscar Wilde, Cervantes, Edgar Allan Poe, Flaubert, Dante Alighieri, Perrault, Grimm, Andersen e Jorge Luis Borges.

 

GÊNERO DISCURSIVO, MÍDIA E IDENTIDADE

Autoras: Maria Carmen Aires Gomes; Mônica Santos de Souza Melo e Cristiane Cataldi dos Santos Paes

Viçosa, MG. Editora UFV, 2007, 209 p. ISBN: 978-85-7269-300-4

Este livro traz três propostas teórico-metodológicas distintas (Estudos Discursivos Críticos – Norman Fairclough; AD Semiolingüística – Patrick Charaudeau; Estudos sobre Gênero de Divulgação Científica – Helena Calsamiglia, Sophie Moirand) para se discutir a relação entre gênero discursivo, mídia e identidade, e é justamente nessa possibilidade de diferentes apropriações que se localiza a riqueza da Análise do Discurso enquanto método analítico. As diferentes abordagens apresentadas oferecem ao professor/pesquisador e ao estudante de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas uma visão heterogênea da relação entre discurso, prática midiática e identidade, debatendo a idéia de prática midiática não só como espaço de lutas, transformação, mas também de reprodução de discursos hegemônicos.

 
 

CRENÇAS E ENSINO DE LÍNGUAS

Autoras: Ana Maria Ferreira Barcelos e Maria Helena Vieira Abrahão (orgs.)

Editora Pontes, 2006. 236 p. ISBN: 8571132216

Esta coletânea, que reúne trabalhos referentes a crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas, está dividida em duas partes. A primeira, com estudos que têm como foco crenças do professor em formação inicial e em serviço. A segunda, com trabalhos que problematizam a relação entre crenças de alunos e professores, crenças e ações e os fatores contextuais que podem interferir na implementação das crenças. Cada artigo é seguido de perguntas que estimulam a reflexão dos leitores sobre as questões levantadas nas pesquisas.

 
 

SARAMAGO E A ESCRITA DO TEMPO DE RICARDO REIS

Autor: Gerson Luiz Roani

São Paulo: Scortecci Editora, 2006. 336 p. ISBN: 8536606193

Este livro sobre o romance de José Saramago articula três veios de pesquisa: 1) A reflexão em torno de questões teóricas e ideológicas diretamente relacionadas com as tensas conexões que o romance pós-moderno estabelece entre história e ficção. Saramago é um dos escritores contemporâneos que mais tem contribuído, no plano da escrita, para a revisão dessas conexões criativas e discursivas. 2) A releitura da narrativa “O ano da morte de Ricardo Reis”, em processo de exegese que transcende o texto e inclui a abordagem de um mito chamado Fernando Pessoa, bem como uma certa forma de aproximação ao real (o imaginário da cidade de Lisboa) que o romance concretiza. 3) A valorização de elementos textuais que suportam o trabalho do escritor, elementos que o estudo de Roani identifica e percorre, com propósito crítico. Nessa perspectiva, a imprensa portuguesa de 1935 e 1936 ocupa aqui um lugar destacado, a par da noção de intertexto, noção fundamental que sustenta, no caso da obra saramaguiana, o vaivém entre o real a ficção.

 
 
 

LINGUÍSTICA APLICADA E CONTEMPORANEIDADE

Autoras: Ana Maria Ferreira Barcelos, FREIRE, Maximina M; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira; (orgs.). Editora Pontes/ALAB, 2005. 352 p.

Este livro reflete a amplitude alcançada pela Linguística Aplicada no Brasil neste início de século. Seus vinte e um artigos, resultantes de conferências plenárias ou de mesas redondas apresentadas no VII Congresso Brasileiro promovido pela Associação são testemunhos da maturidade de uma área do conhecimento que há décadas vem lutando para se impor como área de direito próprio e não como sub-área do que alguns insistem em chamar de disciplina-mãe, a Linguística.

 
 

INTERAÇÕES DIALÓGICAS: LINGUAGEM E LITERATURA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autoras: Maria Carmen Aires Gomes e Maria Cristina Pimentel Campos (orgs.)

Viçosa : Editora UFV, 2004, v.1. p.199. ISBN: 85-7269-199-2

Nesta coletânea, propõe-se suscitar debates sobre linguagem e literatura no âmbito da sociedade contemporâneos, partindo-se do pressuposto de que a linguagem, como fio condutor, é prática social, fundada nas interações dialógicas, tornando-se assim, um espaço de contingências e construções socioculturais. Os objetos de estudo são variados, atendendo aos objetos e posicionamentos teórico-metodólogicos de cada pesquisados. Integram este volume 12 capitulo, organizados em duas partes temáticas: a primeira contempla estudos linguísticos e a segunda, os literários, em interface com os estudos culturais, sociais e discursivos.

 
 

BELIEFS ABOUT SLA: NEW RESEARCH APPROACHES

Autoras: Ana Maria Ferreira Barcelos e KALAJA, Paula (orgs)

Dordrecht : Kluwer Academic Publishers, 2003. 247 p

Esta coletânea de artigos ilustra os mais recentes trabalhos a respeito de crenças sobre aquisição de segunda língua, baseando-se no pensamento de filósofos educacionais e analistas do discurso, incluindo, Dewey, Bakhtin, Vygotsky e Potter. Os dados para esses estudos foram coletados através de métodos diversos, como por exemplo, narrativas, diários, entrevistas, atividades, observações de aulas, e submetidos a métodos inovadores de análise. Este livro situa a pesquisa passada e presente em perspectiva ao comparar e contrastar as diferentes abordagens. Tanto as crenças de alunos de segunda língua e língua estrangeira, quanto de professores foram tópicos de pesquisa. As contribuições oferecem relatos de pontos de partida, definições, instrumentos de coleta de dados e análise, principais resultados e implicações para pesquisas futuras.

 
 

LITERATURA E JUDAÍSMO. O ROSTO JUDEU DE BORGES

Autor: Gerson Luiz Roani

Porto Alegre: Editora UFRGS, 2003. 120 p. ISBN:  8570256647

O judaísmo é um tema ao qual Borges dedicou numerosos trabalhos de natureza ficcional. Não causa estranheza esta devoção intelectual pelo imaginário judaico tão perceptível na obra borgeana, pois o escritor argentino constantemente afirmou a sua admiração pelo povo hebreu como aquele que legou à palavra escrita e ao livro a dimensão do sagrado. Em muitos contos e poemas do artista latino-americano, os judeus constituem o tema de suas buscas ficcionais. Os inúmeros rostos judaicos assumidos por Borges testemunham o estranhamento que o “Outro”, o diferente, causava na sua cosmovisão artística e existencial, enriquecendo-a extraordinariamente. Borges aproximou-se da cultura judaica fascinado pelas possibilidades estéticas que essa assimilação artístico-cultural lhe possibilitava.

 
 

NO LIMIAR DO TEXTO. LITERATURA E HISTÓRIA EM JOSÉ SARAMAGO

Autor: Gerson Luiz Roani

Editora Annablume, 2002. 224p . ISBN 85-7419-237-6

O livro aborda as relações entre Literatura e História na escritura ficcional de José Saramago, ou seja, da expressão literária do acontecimento histórico no romance História do Cerco de Lisboa. A análise teórico-crítica procurou refazer o caminho de Saramago, analisando onde houve fidelidade e onde existiu infração e manipulação da realidade histórica, através das quais ela é transformada em romance.

 


Endereço

Departamento de Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
Campus Universitário
36.570-900 – Viçosa – MG
Telefone: (31) 3612-7156
E-mail: posgradla@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados