Objetivos
GERAIS:
A proposição do Programa de Pós-Graduação em Letras com duas áreas de concentração: Estudos Literários e Estudos Linguísticos – orienta-se por duas diretrizes básicas:
a) a necessidade de formar profissionais qualificados para o ensino universitário em Letras, em razão da demanda de instituições de ensino superior da região de influência da Universidade Federal de Viçosa, bem como a de possibilitar o aperfeiçoamento do quadro de professores do ensino fundamental e médio;
b) a necessidade de contribuir para o avanço e a consolidação de grupos de pesquisa existentes no Departamento de Letras da UFV, aos quais se vinculam os projetos de pesquisa, as produções científicas e as orientações dos docentes.
ESPECÍFICOS:
I – Promover pesquisas que objetivem o desenvolvimento de estudos avançados de Linguística e Literatura, a partir de perspectivas teóricas contemporâneas, lançando mão do necessário diálogo interdisciplinar com áreas que possuam interfaces com o âmbito da linguagem.
II – Qualificar profissionais de elevado nível acadêmico com capacidade de:
a) Realizar pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico das áreas dos Estudos Linguísticos e dos Estudos Literários;
b) Promover a difusão de conhecimentos, integrando ensino e pesquisa.
c) Atuar no ensino e em outros campos de atividade profissional ligados aos Estudos Literários e Linguísticos.
III. Contribuir para a consolidação de uma política institucional de investimento continuado em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
IV. Articular as atividades de ensino e pesquisa, desenvolvidas tanto na Graduação, quanto na Pós-Graduação, possibilitando a organização de núcleos temáticos e projetos de investigação em torno de questões relativas aos Estudos Literários e aos Estudos Linguísticos.
V. Oferecer possibilidades para que o aluno desenvolva seu conhecimento acadêmico e sua capacidade de realizar pesquisas nas respectivas áreas de concentração.
VI. Colaborar e estabelecer intercâmbios e convênios com centros de pesquisa nacionais e internacionais, que atuem no âmbito da investigação linguística e literária.