Docentes
Linha de Pesquisa 1 – Literatura, Cultura e Sociedade
PERMANENTES
CARLOS FERRER PLAZA
Doutor em Literaturas em Língua Espanhola (Universidad Autónoma de Madrid – 2016).
Currículo resumido: Possui graduação em Filologia Hispânica – Universidad Autónoma de Madrid (2000), mestrado em Filologia Hispânica – Universidad Autónoma de Madrid (2009) e doutorado em Literaturas em Língua Espanhola na Universidad Autónoma de Madrid (2016). Desde 2013 é professor de Língua e Literatura Espanhola na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Faz parte dos grupos de pesquisa (CNPq) Estudos e Traduções do Teatro Espanhol (UFRJ) e Grupo de Pesquisa em Estudos Literários e Culturais (UFV). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura espanhola nos séculos XVI e XVII; tendências da narrativa contemporânea; relações entre literatura e autoritarismo político nos séculos XIX e XX.
E-mail: carlos.ferrer@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2050348886975173
GERSON LUIZ ROANI
Doutor em Letras/Literatura Comparada (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 2002)
Currículo resumido: Gerson Luiz Roani é Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Mestrado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Doutorado em Letras(Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Pós-Doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra (2013-2014). Atua na área de Literatura da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, trabalhando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras. De 2008 a 2013, foi coordenador do PPGLET/UFV. De junho de 2015 a maio de 2016, reassumiu a função de coordenador do PPGLETRAS/UFV. Coordenou, na UFV, o Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES/Universidade de Coimbra – Letras/UFV-U Coimbra (2011-2013). Atuou na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV (2014), como Assessor Especial e Coordenador Institucional do PIBIC/CNPq, PIBIC-AF, PIBIC/FAPEMIG, PIBITI-CNPq e CAPES Jovens Talentos, dentre outros programas de fomento à pesquisa. Tem experiência na área de Letras e seus interesses atuais de investigação incidem sobre os seguintes temas: relações entre Literatura, História e Memória; Pós-colonialismo; Literatura Comparada; Literatura e sociedade; Estudos Saramaguianos; Sagrado, mitos e dessacralização; Direitos das minorias e sua representação literária; Estudos Judaicos; Narrativas do eu: Biografia, autobiografia e autoficção.
E-mail:roani@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4615421443869964
JOELMA SANTANA SIQUEIRA
Doutora em Literatura Brasileira (Universidade de São Paulo – 2008)
Currículo resumido: Professora titular da Universidade Federal de Viçosa. Doutora em literatura brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Membro do Conselho Editorial da Editora da UFV. Editora-chefe da Revista Jangada. Editora adjunta da Revista Gláuks. Presidente do Conselho Administrativo da Fundação Artística, Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa (FACEV). Coordenadora do Projeto de Extensão e Cultura “Livros e Canções”, um programa de rádio transmitido pela Universitária FM. Líder do grupo de pesquisa “Literatura e Mídia”. Coordenadora do GT Teoria do Texto Poética da ANPOLL. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino, extensão e cultura sobre narrativa moderna; poesia moderna; estudos interartes; e literatura e imprensa. Autora de artigos, capítulos e livros sobre esses temas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq. Administra o site do grupo, www.literaturaemidia.ufv.br
E-mail: jandraus@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7544225793792187
JÚNIOR VILARINO PEREIRA
Doutor em Estudo Literários Franceses (Universidade Federal dio Rio de Janeiro – 2018)
Currículo resumido: Possui Licenciatura em Língua Francesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestrado em Língua Francesa e Literaturas de Língua Francesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Literaturas de Língua Francesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente, é Professor Associado de Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal de Viçosa, atuando no quadro efetivo dessa universidade desde 2006. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Francesa e Literaturas de Língua Francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia e romance do século XIX, poéticas da modernidade, pós-colonialismo e homoerotismo. Suas pesquisas abordam especialmente as obras de Charles Baudelaire e Abdellah Taïa.
E-mail: jrvilarino@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7783334091514234
LUCIANA BRANDÃO LEAL
Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – 2018)
Currículo resumido: Pós-doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora e Mestra em Letras – Literaturas de Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (CAPES). Bolsista de produtividade PQ2 CNPq. Professora da Universidade Federal de Viçosa, atuando no campus Florestal. Professora permanente dos programas de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa e da UNEMAT, campus Sinop. Atuou como investigadora visitante na Universidade de Lisboa, com bolsa CAPES de doutorado-sanduíche. Coordena os projetos de pesquisas: “A produção poética dos países africanos de língua portuguesa no século XX” (financiado pelo CNPq – 2022-2025) e o projeto de pesquisas “Mulheres de África: estudos sobre a poesia feminina dos países africanos de língua portuguesa” (financiado pela FAPEMIG – 2022-2025). Membro do grupo de pesquisas GEED – Grupo de pesquisas em estéticas diaspóricas, coordenado pela profa. Dra. Maria Nazareth Soares Fonseca. Compõe o corpo editorial do literÁfricas – UFMG (NEIA/GEED). Possui artigos sobre Artes Visuais, Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, publicados em livros e revistas acadêmicas nacionais e internacionais. Desde 2014, dedica-se ao estudo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – e à poesia produzida nesses países no decorrer do século XX e do século XXI. Autora dos livros: “Virgílio de Lemos seus heterônimos: poesia em trânsito” (HUCITEC Editora, CNPq, 2023) e “Descolonizar a palavra: a poesia moçambicana do século XX” (Editora UFPR, 2024), em fase de editoração. Organizadora dos livros: “Afrodições: poesias de Angola e Moçambique” (CNPq, UNICAMP, 2024) e literÁfricas (NYOTA, 2023).
E-mail: luciana.brandao@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9280551034362727
NATÁLIA FONTES DE OLIVEIRA
Doutora em Literatura Comparada (Purdue University – 2015)
Currículo resumido: Formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui mestrado e pós-doutorado pela mesma instituição. É Ph.D. pela Purdue University e tem pós-doutorado pela Stanford University, nos Estados Unidos. É professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Coordenadora Geral do Idiomas sem Fronteiras-NucLi/UFV. Atua na área de Literatura Comparada e Literaturas de Língua Inglesa, pesquisando principalmente escrita de autoria feminina, estudos de gênero, literatura de viagem, literatura afro-americana, ecofeminismo e distopias.
E-mail: nataliafontes@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0386164619143224
NATÁLIA GONÇALVES DE SOUZA SANTOS
Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada *Universidade de São Paulo – 2018)
Currículo resumido: Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa e Colaboradora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de São Carlos, mestra e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. É autora do livro Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e a literatura comparada (2022), oriundo de sua tese de doutorado. Seus principais interesses de pesquisa são o século XIX, o romantismo brasileiro e toda a gama de assuntos levantada pelo periodismo literário oitocentista.
E-mail: natalia.g.santos@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3580095090032262
Linha de Pesquisa 2 – Linguística Aplicada: Formação de Professores
PERMANENTES
ADRIANA DA SILVA
Doutora em Linguística (Universidade Estadual de Campinas – 2004)
Currículo resumido: Professora Titular do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua na Graduação (área de Língua Portuguesa/Linguística) e no Programa de Pós-graduação em Letras (área de Linguística Aplicada). Possui graduação em Letras pela Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (1994), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Desenvolveu estágio pós-doutoral na PUCMinas (2012) e capacitação na Northern Arizona University (2018). Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFV desde 2009, área de concentração Estudos Linguísticos, atuando na linha Pesquisa Linguística Aplicada: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem de Línguas. Foi coordenadora da área de Letras/Português do PIBID UFV de março de 2017 a abril de 2019. Desde 2022 é representante dos Professores Associados no Conselho Departamental do Centro de Ciências Humanas (CCH). É colíder do grupo de pesquisa GOE – Gêneros Orais e Escritos: teoria e ensino. Tem como interesses atuais de investigação temas como a descrição linguística de fake news/desinformação, o discurso digital, o discurso de ódio/intolerância/extremismo, os gêneros textuais/discursivos e a multimodalidade.
E-mail: adria.silva@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7733749861812383
ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Doutora em Linguística Aplicada (University of Alabama, EUA – 2000)
Currículo resumido: Professora Titular do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Teaching English As a Second Language – The University Of Alabama (2000) e pós-doutorado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Carleton, Ottawa, Canada (2009) e pela Universidade da Flórida, Gainesville, EUA (2019). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Crenças Sobre Aprendizagem e Ensino de Línguas Estrangeiras, Emoções de Professores e Alunos e Pedagogia Amorosa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, crenças de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem de inglês, emoções no ensino de línguas, e a relação entre crenças, identidades e emoções. É autora de vários arigos, livros e coletâneas sobre crenças no ensino e aprendizagem de linguas, dentre eles, Beliefs about SLA: New research approaches, com Paula Kalaja, da editora Kluwer/Springer, 2003; e Beliefs, Agency and Identity in Foreign Language Learning and Teaching, com Paula Kalaja, Maria Ruohotie-Lyhty, e Mari Aro, pela editora Palgrave/MacMIllan, 2016.
E-mail: anamfb@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3845753380051358
ANA LUISA BORBA GEDIEL
Doutora em Antropologia Social (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 2010)
Currículo resumido: Professora do Departamento de Letras, vinculada à área de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, desde o ano de 2010, na Universidade Federal de Viçosa – UFV. É professora Programa de Pós-Graduação em Letras na linha de pesquisa “Linguística Aplicada: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem de Línguas DLA/UFV. Possui Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia, Los Angeles – UCLA -, no Centro de Língua, Interação e Cultura (Center of Language, Interaction and Culture) – CLIC -, realizado no ano de 2015/2016 e no Instituto Erickson em Chicago, no ano de 2023/2024. É pesquisadora Bolsa Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT, vinculada ao CNPq (2023-2026). É pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa do CNPq: Crenças sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas (CEALI-UFV) e Linguística (Inter)Cultural (UFMG). As pesquisas desenvolvidas relacionam-se à acessibilidade por meio do uso de tecnologias no âmbito educacional. Os estudos abrangem a formação inicial e continuada de professores envolvendo mais de duas línguas como meio de comunicação e constituição didática para atuação em sala de aula. As tecnologias são pesquisadas como meio de produção de materiais didáticos para gerar inclusão aos alunos Surdos, abrangendo desde a Educação Básica ao Ensino Superior, no contexto público de ensino.
E-mail: ana.gediel@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4847726396513108
BIANCA SENA GOMES
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística (Universidade Federal de Santa Catarina – 2023)
Currículo resumido: Professora no âmbito de Libras na Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui doutorado e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientada pela professora Ronice Quadros. Membro do Grupo de Estudos Linguísticos em Língua de Sinais, liderado pela professora Aline Pizzio, e líder do Grupo de Estudos Linguísticos de Bilinguismo, Tradução e Translinguagem (GELBITRA). Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística de Língua de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: Libras, educação de surdos, bilinguismo, translinguagem e aquisição da linguagem.
E-mail: bianca.gomes@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1135316229569979
ELISA MATTOS DE SÁ
Doutora em Linguística Aplicada (Universidade Federal de Minas Gerais – 2024)
Currículo resumido: Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora e Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de MinasGerais (UFMG). Fez mestrado em English Language Teaching na Universidade NOVA de Lisboa e especialização em Ensino de Inglês na UFMG. É licenciada em Letras -Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Faz pesquisa em Linguística Aplicada Crítica, concentrando-se em ensino crítico deinglês e de português como línguas adicionais e em letramento acadêmico. Seus interesses de pesquisa recentes se voltam para escrita acadêmica, gêneros acadêmicos, internacionalização e práticas decoloniais. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: AFECTO: Abordagens Faircloughianas do Corpo/Discurso Textualmente Orientadas, ligado ao LabEC: Laboratório de Estudos Críticos do Discurso e ao CEAM: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, da Universidade de Brasília (UnB), IndisciPLAr:Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), NALET: Núcleo de Aprendizagem e Ensino Tecnológico,do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), e NECLLE: Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação (UFMG). Temmais de 20 anos de experiência em ensino de línguas e em tradução.
E-mail: elisa.mattos@ufv.br
Lattes: https://lattes.cnpq.br/5108972381990293
IDALENA OLIVEIRA CHAVES
Doutora em Linguística Teórica e Descritiva (Universidade Federal de Minas Gerais – 2013)
Currículo resumido: Professora- Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa, coordenadora do Curso de Extensão em Português para Estrangeiros (CELIPE), do Programa Idiomas Sem Fronteiras (ISF-Português), e do posto aplicador do Exame Celpe-bras. Também é vinculada ao programa de pós-graduação em Letras, na linha de pesquisa “Linguística Aplicada: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem de Línguas”. Possui Pós-doutorado em Português como língua de herança e Doutorado em Linguística Teórica e Descritiva (2013), Mestrado em Estudos Linguísticos (2000) e Graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Trabalhou com o Português como língua adicional, no curso de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (CENEX-FALE) durante mais de dez anos e atuou como Professora Assistente no Departamento de Estudos Brasileiros da Hankuk University of Foreign Studies Yongin, South Korea, durante um ano. Pesquisa atualmente sobre a aprendizagem de Português como Língua de Herança (PLH) e aquisição da língua portuguesa não materna e sobre o uso das mídias digitais no Ensino de PLE. Foi professora de Educação Infantil nos anos de 1997 a 2000. Atuou no curso de Pedagogia na Instituição de Ensino Superior em Belo Horizonte, Minas Gerais (UniBH) de 2004 a 2014 nas disciplinas de Educação Infantil e Letramento e Metodologia da Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição de línguas, variação linguística, leitura, linguagem – escrita – alfabetização, fonética e fonologia, ortografia e português – língua estrangeira. Atua ainda, na elaboração, aplicação e avaliação do exame de proficiência em português como língua estrangeira (Celpe-bras) junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foi Presidente da Associação Mineira de Professores de português como língua estrangeira (AMPPLIE) de 2016 a 2021. Autora de livros na área de português para estrangeiros. Líder do grupo de pesquisas em português como língua estrangeira e línguas de herança (GRUPPELHE), além de integrar o grupo de pesquisa OBSERVATÓRIO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA /SEGUNDA LÍNGUA (ObsPLE-PL2) – UFBA e o Grupo de pesquisa PORTUGUÊS LÍNGUA DE HERANÇA: Aspectos Teórico-descritivos e Práticos – UnB. Atualmente é segunda tesoureira da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira; Coordenadora do Canal PORTUGUÊS TODO DIA (https://www.youtube.com/channel/UC2feXRNHa7Wxj4DLEYgAr2g) e do Portal TREMELENGUEPLH (www.tremelengueplh.ufv.br). Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Brasília com estágio pós-doutoral na Hankuk University of Foreign Studies Yongin, South Korea. Atualmente é Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras da UFV (PPGLetras).
E-mail: idalena@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6208438834313089
JOZIANE FERRAZ DE ASSIS
Doutora em Língua e Cultura (Universidade Federal da Bahia – 2018)
Currículo resumido: Doutora em Língua e Cultura pela UFBA (2018). Mestre em Letras (Estudos de Linguagem, subárea Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira-Espanhol) pela UFF (2008) e graduada em Letras pela UFJF (2000). Atualmente é Professora da área de Língua Espanhola na Universidade Federal de Viçosa, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras e na graduação nos cursos de Letras e Secretariado Executivo Trilíngue. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: formação de professores de espanhol, autoetnografia e interculturalidade.
E-mail: joziane.assis@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6043167247056881
MICHELLE NAVE VALADÃO
Doutora em Neurociências (Universidade de São Paulo – 2011)
Currículo resumido: Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP); Especialização em Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Libras e em Linguística e Ensino de Línguas; Mestrado e Doutorado em Neurociências e Ciências do Comportamento pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Diretora de Programas Especiais da Pró-Reitoria de Ensino da UFV . Atua na área de Educação Inclusiva e desenvolve pesquisas no campo dos Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Linguística Aplicada: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem de Línguas. Tem interesse por estudos no campo da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores e nos processos de ensino e aprendizagem da Libras e da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos.
E-mail: michelle.nave@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7113035685782769
SIMONE MARIA DANTAS LONGHI
Doutora em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês (Universidade de São Paulo – 2017)
Currículo resumido: Doutora (2017) e Mestre (2013) em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Possui graduação emLetras com habilitação em Português e Francês pela Universidade de São Paulo (2009). Docente nos cursos de Letras e Secretariado Executivo da Universidade Federal deViçosa e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, na área de Linguística Aplicada e Formação de Professores. É líder do grupo de pesquisas E-labore/CNPq. Émembro dos grupos de pesquisa ALTER-AGE/CNPQ, liderado pela professora Eliane Lousada (USP), e GEPHisC, liberado pela professora Daniele Nunes (UnB). Tambémparticipa do Groupe Vygotskij, coordenado pelo professor Frédéric Saussez, da Université de Sherbrooke, (UdS, Canadá).Sua pesquisa se concentra na área de formação deprofessores de línguas estrangeiras, tendo como base os fundamentos da Perspectiva Histórico-Cultural em Psicologia, do Interacionismo Sociodiscursivo e das Ciências do Trabalho.
E-mail: simone.dantas@ufv.br
Lattes: https://lattes.cnpq.br/2341027476768782
Linha de Pesquisa 3 – Estudos do Texto e do Discurso
PERMANENTES
ANA CAROLINA GONÇALVES REIS
Doutora em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Minas Gerais – 2020).
Currículo resumido: Doutora (2020) e Mestre (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (linha de pesquisa: Análise do Discurso). Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa (2004), é Professora Associada desta instituição, atuando nas áreas de Análise do Discurso, Retórica, Argumentação, Redação Empresarial, Redação Oficial, Secretariado Executivo, dentre outras. Atualmente também atua como docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras/UFV.
E-mail: carolinareis@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4927953435999004
MARIANA RAMALHO PROCÓPIO XAVIER
Doutora em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Minas Gerais – 2012)
Currículo resumido: Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua como docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral realizado na Université Paris-Est Créteil, na França. Mestre também em Estudos Linguísticos pelo POSLIN/UFMG e graduada em Comunicação Social Jornalismo pela UFV. Realizou Pós-Doutorado em Mídia e Estudos de Gênero na Lancaster University, na Inglaterra. É co-líder do DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença e membro do NIEG – Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero da UFV. Representa a UFV no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Viçosa-MG. Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Estudos de gênero e sexualidade; diferença; narrativa de vida e análise do discurso.
E-mail: mariana.procopio@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4738042665488506
RONY PETTERSON GOMES VALE
Doutor em Linguística do Texto e do Discurso (Universidade Federal de Minas Gerais – 2013)
Currículo resumido: Doutor em Linguística pela UFMG (2009-2013). Possui Graduação em Letras (Licenciatura em Português/Literatura) pela UFV (2008), Mestrado em Linguística pela UFMG (2009) e pós-doutorado pela UFMG (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística do Texto e do Discurso, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Análise do Discurso, Gêneros do Discurso/Textual, Leitura e Produção Textual, Argumentação e Retórica. Desenvolve trabalhos de pesquisa observando a interface entre o riso, o risível (teorias e práticas) e o Discurso, a partir dos postulados da Análise do Discurso em diálogo com outras áreas do conhecimento como a Filosofia, a Retórica, a História, a Literatura, a Comunicação Social etc.A partir de 2024, Líder do NED – Núcleo de Estudos Discursivos – da UFV, grupo de pesquisa do CNPq – espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5980806460612423
E-mail: ronyvale@ufv.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5226735709539513
WELTON PEREIRA E SILVA
Doutor em Letras Vernáculas: Língua Portuguesa (Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2020)
Currículo resumido: Professor Adjunto de Língua Portuguesa no Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação e na Pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa. Coordenador de Monitoria do GLC. Doutor em Letras Vernáculas: Língua Portuguesa (UFRJ/CAPES). Mestre em Letras: Estudos Linguísticos (UFV/CAPES). Licenciado em Letras: Português e Literatura (UFV). Licenciado em Português (Universidade de Coimbra – Portugal/PLI-CAPES). Membro do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística – Leitura, Fruição e Ensino – LEIFEN (UFF/CNPq), do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso – CIAD-Rio (UFRJ/CNPq) e líder do Núcleo de Estudos em Linguística Forense – LINFOR (UFF/CNPq). Tutor a distância da disciplina Português VII (História da Língua) do Consórcio Cederj/UFF.
E-mail: weltonpereira@id.uff.br
Lattes: https://lattes.cnpq.br/6225951527694137
COLABORADORES
LEILANE MORAIS OLIVEIRA
Doutora em Letras (Universidade de São Paulo – 2017)
Currículo resumido: Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP – 2017). Licenciada em Letras (Português/ Literaturas de Língua Portuguesa) e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV – 2011 e 2013, respectivamente). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Políticas Linguísticas e Análise do Discurso Político. É Professora e pesquisadora na Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa.
E-mail: leilane.oliveira@ufv.br
Lattes: https://lattes.cnpq.br/5352556560815097