UFV cria programa para fortalecer a Pós-Graduação

A UFV acaba de lançar um edital para fortalecer os programas de pós-graduação que têm conceitos 3 e 4 nas avaliações da CAPES O programa foi chamado de Fortis e foi lançado durante o Seminário de Pesquisa e Pós-graduação, realizado no dia 15 de outubro, com a presença do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig), Mário Neto, da reitora Nilda de Fátima Soares, do vice-reitor Demetrius David da Silva, dos diretores dos centros de ciências da UFV, dos coordenadores de pós-graduação de vários departamentos dos três campi e de professores e alunos de pós-graduação.

O financiamento para o programa Fortis será dividido igualmente entre a Fapemig e a UFV e deve aportar cerca de R$ 3,5 milhões para apoiar o fortalecimento de 12 dos 23 programas que ainda têm conceitos 3 e 4 na UFV. Segundo a reitora Nilda de Fátima Soares, o programa Fortis é pioneiro na instituição e irá atender às demandas dos programas 3 e 4 contribuindo para o fortalecimento da pós-graduação na UFV e elevando a qualidade das pesquisas. Para o presidente da Fapemig, Mário Neto, se a UFV conquistar a meta do fortalecimento dos programas, o modelo deverá ser estendido a outras universidades sediadas em Minas Gerais.

O Programa concede bolsas e recursos para material permanente e de consumo, material bibliográfico, serviços de terceiros e tradução para artigos científicos. Para concorrer, os responsáveis pelos programas terão que elaborar propostas que indiquem o potencial de melhoria e estabelecer estratégias de ações para resolver os problemas apresentados pelos coordenadores à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG), inclusive os de gestão de cada curso. As propostas serão avaliadas e selecionadas por uma comissão externa à UFV. O cronograma de ações será acompanhado pela PPG e os programas deverão, entre outras coisas, desenvolver sites bilíngues sobre a oferta dos cursos e melhorar a qualidade de teses, dissertações e publicações. O Fortis terá duração de 36 meses, exatamente o prazo de uma nova avaliação da Capes.

A UFV possui, atualmente, 43 programas de pós-graduação. Durante a apresentação do programa, o coordenador de Pós-graduação da PPG, Ângelo Pallini, explicou que o edital vai atender às demandas dos cursos que normalmente não são apoiados pelas agências de fomento nacionais, por isso o Fortis é um programa inédito. “Vamos fortalecer os que mais precisam de apoio”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Mizubuti. A iniciativa foi muito bem avaliada pelos pesquisadores e professores. Para a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biologia Animal da UFV, Gisele Del Giudice, os cursos mais novos precisam deste tipo de incentivo para melhorarem. “Não são apenas os recursos, mas há a proposta de uma metodologia que vai orientar o trabalho do programa e isso tem tudo para dar certo”, disse ela.

Simone Maria de Moraes, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Matemática disse que o aumento no número de bolsas e as verbas vão estimular professores e orientadores na melhoria dos programas. Para a reitora da UFV, Nilda de Fátima Soares, Viçosa inova mais uma vez para fortalecer a sua pós-graduação. “Fizemos a primeira dissertação de mestrado do país, fomos os primeiros a investir na internacionalização e agora inovamos com um programa que usa recursos próprios para estimular os que mais precisam de apoio. Isso com certeza vai se refletir na melhoria da nossa pós-graduação”, disse a reitora.

O edital do programa está disponível no site da PPG. Na fotografia, a reitoria Nilda de Fátima Soares e o Presidente da Fapemig, Mário Neto, assinam o convênio que pretende ser modelo para o fortalecimento da pós-graduação.

Departamento de Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras