Projetos de Pesquisa
[página em atualização] ESTUDOS LINGUÍSTICOS Profa. Dra. ADRIANA DA SILVA ASPECTOS LINGUÍSTICOS, TEXTUAIS E DISCURSIVOS DA INTERAÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS. (2022 – atual). O objetivo do projeto é avaliar aspectos linguísticos, textuais e discursivos de conversações nas mídias sociais. Específicos a) Coletar corpora nas mídias sociais; b) Identificar aspectos linguísticos e morfossintáticos de postagens, comentários; c) Descrever aspectos da textualidade das interações; d) Verificar como se dá o uso de elementos metadiscursivos nos textos; e) Elaborar análises descritivas e discursivas dessas interações. METADISCURSO, REFERENCIAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM GÊNEROS ACADÊMICOS, JORNALÍSTICOS E DIGITAIS. (2015 – atual). Graduação: (2) / Mestrado Acadêmico: (3) / Bolsa IC/ CNPq: (1) / Bolsa CAPES MS: (1). Objetiva-se com este trabalho fazer a análise metadiscursiva de diferentes gêneros produzidos na esfera acadêmica e também nas redes sociais. Propõe-se responder como autores de diferentes gêneros textuais acadêmicos ou não constroem seus posicionamentos em suas produções textuais. Como delimitação deste objetivo central, esta pesquisa busca realizar os seguintes objetivos específicos: 1. Selecionar diferentes gêneros acadêmicos e das mídias sociais ; 2. Identificar os aspectos formais (estrutura, número de palavras, palavras mais usadas) desses gêneros; 3. Usar o modelo de metadiscurso de Hyland para identificar e quantificar as categorias apresentadas nessas produções textuais; 4. Mapear os operadores metadiscursivos usados pelos autores, ou seja, verificar a materialização textual das intenções do autor e interações com o seu leitor; 5. Identificar possíveis lacunas e ressaltar os pontos positivos das escolhas metadiscursivas apresentadas nos textos; 6. Associar a teoria do metadiscurso com a das representações sociais. Profa. Dra. ANA LUISA BORBA GEDIEL LIBRAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTRATÉGIAS DE ENSINO: INVESTIGANDO A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR. O projeto de pesquisa a ser realizado ao longo do quadriênio 2021-2024, do Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Linguística, na Linha de Linguística Aplicada: formação de professores e ensino de línguas, abrange iniciativas de investigação voltadas para o entendimento dos processos inclusivos de cursos e disciplinas de Libras, formação de professores e ensino da Libras, além de pesquisas que envolvam o desenvolvimento de tecnologias assistivas para a acessibilidade dos sujeitos s/Surdos. São de interesse pesquisas de mestrado voltadas para a acessibilidade e à inclusão de pessoas Surdas no âmbito educacional, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, que contemplem a formação inicial e/ou continuada de professores que estão apreendendo a Libras como meio de comunicação e atividades pedagógicas inclusivas para atuação em sala de aula. Além de estudos que envolvam disciplinas de Libras no âmbito do Ensino Superior. Dentre as questões de pesquisa, estão as diferentes formas de abrangência do ensino e aprendizagem da Libras e a formação de professores para a inclusão das pessoas surdas na Educação Básica e no Ensino Superior, no contexto público de ensino. Profa. Dra. ANA MARIA FERREIRA BARCELOS FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E PEDAGOGIA AMOROSA: O PAPEL DAS EMOÇÕES, CRENÇAS, AÇÕES E IDENTIDADES DENTRO DA LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA. (2021 – atual). O objetivo geral deste projeto é compreender como se dá a formação de professores de línguas (inicial e continuada) e que ações, crenças, emoções e identidades (e suas inter-relações) caracterizam uma pedagogia amorosa dentro de um ensino de línguas crítico que busca situar os atores deste processo como pessoas inteiras (com seus corpos e emoções). Alguns autores sugerem que a paixão e o amor pedagógico são essenciais ao ensino (DAY, 2004; ZEMBYLAS, 2003). Embora existam trabalhos a respeito da Pedagogia Amorosa (BARCELOS e COELHO, 2016; BARCELOS, 2020) no ensino de línguas, bem como de outros temas dentro da Linguística Aplicada Crítica (LAC), ainda são escassos trabalhos que investiguem como se constrói essa pedagogia e como os estudos sobre gêneros e sexualidades, feminismo e/ou violência de gênero no ensino de línguas se constroem em termos das crenças, emoções e identidades de professores, alunos e formadores de professores em sala de aula. Assim, este projeto objetiva: a) identificar, descrever e analisar crenças, identidades, ações e emoções de professores e alunos, tal qual a relação entre esses conceitos, na formação inicial (e continuada) de professores de línguas, a respeito de gêneros, sexualidades e Pedagogia Amorosa através de observação de aulas, entrevistas, narrativas e outros métodos de coleta da pesquisa qualitativa, utilizando diferentes referenciais teóricos dentro da Psicologia de Aprendizagem de Línguas e da LAC (MOITA LOPES, 2006; URZÊDA FREITAS E PESSOA, 2012; LANAS E ZEMBYLAS, 2014). Este projeto engloba pesquisas de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias e Dissertações de mestrado. Profa. Dra. APARECIDA DE ARAÚJO OLIVEIRA GRAMÁTICAS DISTINTAS E SEU PAPEL NA AQUISIÇÃO DE L2 (2017– atual). Graduação: (1) PIBIC FAPEMIG (1) PIBIC CNPq / (1) Mestrado A gramática das línguas varia conforme a concepção de mundo de cada povo, e diferentes línguas podem oferecer recursos morfossintáticos distintos para expressar objetos e eventos semelhantes. Assume-se a premissa de que a gramática de uma língua materna pode favorecer ou dificultar a aquisição de uma segunda ou terceira língua, por meio de transferência ou interferência, e o conhecimento desses aspectos traz subsídios para o ensino de L2. Este projeto visa investigar, através de subprojetos, aspectos da interlíngua em que pode ocorrer influência da gramática de L1 na aquisição de diversos aspectos do português e inglês como língua estrangeira, investigados preferencialmente sob a perspectiva da linguística cognitiva. Entre outros aspectos, destacam-se: estratégias da expressão da temporalidade (Bardovi-Harlig, 2000) e aspecto verbal; estrutura da narrativa; figura e fundo na narrativa, expressão de movimento na tipologia talmyiana (Talmy, 2000). A metodologia de investigação da interlíngua envolve a coleta de dados do uso da língua estrangeira pelos aprendizes e subsequente a análise, levando em conta a língua materna e a língua alvo. ESTUDOS GRAMATICAIS E SEMÂNTICOS DE EXPRESSÕES ESPACIAIS À LUZ DA LINGUÍSTICA COGNITIVA (registro 80111262431). A descrição do espaço, em termos de localização e movimento, é uma necessidade dos falantes de todas as línguas, que envolve tanto aspectos potencialmente universais como especificidades de cada idioma. Este projeto envolve pesquisa em Linguística Cognitiva, a respeito da semântica e a gramática de expressões espaciais (verbos de movimento, adjetivos de dimensões, preposições, dêiticos, etc.) e extensões metafóricas em português e outras línguas. Subjaz a esta proposta a noção de modelo baseado no uso, no qual a introspecção do linguista é enriquecida com dados atestados. Com isso, pretende-se também estimular o uso de novas formas de análise linguística, segundo esse quadro teórico, e de ferramentas de coleta de dados, os corpora eletrônicos e a experimentação psicolinguística. Para isso, far-se-á uso de construtos relacionados à Tese da Corporeidade (M. Johnson), à Gramática Cognitiva (R. Langacker), à Gramática de Construções (Goldberg), à semântica de classes fechadas (L. Talmy), às funções pragmáticas e suas implicações na linguagem espacial (C. Vandeloise), às Metáforas Conceituais (especialmente G. Lakoff e M. Johnson; J. Grady), às semelhanças de família (L. Wittgenstein) e às categorias prototípicas (E. Rosch) para descrever essas formas e explicar a motivação para seu(s) uso(s). Profa. Dra. CRISTIANE CATALDI DOS SANTOS PAES A INTEGRAÇÃO SOCIAL DO SABER COMO PRÁTICA DISCURSIVA. (2019 – atual). Descrição: Desde a década de oitenta, observa-se uma expansão significativa da divulgação científica no cenário nacional e internacional, já que a ciência e a tecnologia estão cada dia mais presentes na vida de qualquer cidadão, seja configurando novos hábitos ou estilos de vida. Diante de uma constante necessidade de (in)formação, a comunidade científica deve ser consciente da importância de aportar os conhecimentos de caráter científico que sejam de relevância significativa para o público, propiciando um dinâmico e intenso diálogo entre científicos e cidadania. Calsamiglia (1997) aponta dois canais responsáveis pela transmissão do saber: um seria o institucional, que corresponde aos estabelecimentos de ensino (fundamental, médio e superior), e tem a função social de organizar, transmitir e avaliar o saber específico de cada disciplina; o outro seria o dos meios de comunicação, que por ser de acesso livre, não implica em uma avaliação e, em geral, está relacionado aos acontecimentos da atualidade. Considerando essa realidade comunicativa, esse projeto de pesquisa tem por objetivo analisar como ocorre o processo de recontextualização das informações de caráter científico divulgadas na mídia impressa e online e também em outros âmbitos como o acadêmico e o jurídico. Pretende-se compreender como ocorre o processo de seleção das informações sobre ciência e que procedimentos linguístico-discursivos e estratégias divulgativas são utilizados pelos jornalistas para transformarem esses conhecimentos em notícia para o público em geral. É importante destacar que o processo de recontextualização do conhecimento científico caracteriza-se por re-criar esse tipo de conhecimento para cada público. Portanto, a tarefa divulgadora não somente exige a elaboração de uma forma discursiva adequada às novas circunstâncias, mas pressupõe a reconstrução, a re-criação, do mesmo conhecimento para um público diferente. De acordo com essa concepção, a divulgação da ciência é enfocada desde uma perspectiva essencialmente discursiva ao considerar a estrutura, a organização e a reformulação textual, as especificidades léxico-semânticas, as particularidades enunciativas e retóricas, dentre outras, que evidenciam a dinâmica da recontextualização do discurso científico em discurso divulgativo. A atividade de divulgar informações de caráter científico apresenta-se a partir de uma variedade de estratégias divulgativas que compreendem um vasto espectro que vai desde a definição, por um lado, até a metáfora do outro, passando pela aposição explicativa, paráfrase, denominação, exemplificação, comparação, analogia, dentre outras. Cada procedimento discursivo contribui de forma específica para a representação e difusão da informação de caráter científico. Tendo como eixo norteador os pressupostos teóricos referentes à Análise do Discurso da Divulgação Científica (CALSAMIGLIA, BONILLA, CASSANY, LÓPEZ e MARTÍ, 2001; CALSAMIGLIA, 1997, 2003, 2011; CALSAMIGLIA e LÓPEZ, 2003; CALSAMIGLIA e VAN DIJK, 2004; CATALDI, 2003, 2007, 2009, 2011, 2014, 2016, 2018, 2019, 2022; CIAPUSCIO, 1997, 2003; LÓPEZ, 2011; VAN DIJK, 2011), as pesquisas desenvolvidas nesse âmbito consideram as especificidades linguístico-discursivas que caracterizam a divulgação do conhecimento científico. Desta forma, estudar como cada conhecimento científico é recontextualizado para o público leitor e que estratégias divulgativas são utilizadas na transformação do conhecimento científico em conhecimento geral é o que se propõe nesse âmbito de análise do conhecimento linguístico.Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Cristiane Cataldi dos Santos Paes – Coordenador / Patrícia Muratori de Lima e Silva Negrão – Integrante / Maxwell Bruno Monteiro Carvalho – Integrante. Profa. Dra. GABRIELA DA SILVA PIRES ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DE CONSTRUÇÕES GRAMATICAIS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DAS CONSTRUÇÕES EM ESTUDOS DA LÍNGUA EM USO. Descrição: Este projeto abrange um conjunto de pesquisas a serem realizadas ao longo do quadriênio do Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Linguística, na Linha de Estudos do Texto e do Discurso. O objetivo geral é ampliar a caracterização de construções gramaticais do PB a partir da abordagem da Gramática das Construções e, nesse empreendimento maior, embasar as análises de descrição dos fenômenos em contribuições advindas da Linguística Cognitiva para o tratamento da construção de significados, como o acionamento de frames. Estudantes envolvidos neste projeto podem ampliar o repertório de análise linguística voltada a dados de contextos de uso real, como os provenientes de buscas sistemáticas na Web, a partir da discussão de fenômenos de construções gramaticais do PB em estudos sensíveis ao uso e ancorados na relação entre linguagem e cognição. Profa. Dra. HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO NARRATIVAS MULTIMODAIS, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM CONTEXTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. (2015 – atual). Graduação: (2) / Mestrado acadêmico (1). O projeto de pesquisa visa observar e relatar os processos semióticos (HALLIDAY, 1978; CAZDEN et al., 1996) da construção do sentido no ensino e na aprendizagem de línguas, em particular, em contexto de formação de professores. Investigamos como caracterizam-se as experiências de estudantes e de professores, através de narrativas multimodais, fazendo uso da Teoria da Semiótica Social/ Multimodalidades (KRESS e van LEEUWEN, 1996, 2006, 2001), da Gramática do Design Visual (VAN LEEUWEN & JEWITT, 2004; KRESS & VAN LEEUWEN, 2006; SANTOS & PIMENTA, 2014; SILVA & RAMALHO, 2012) e das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2013). A análise de narrativas (incluindo categorias da GDV) possibilitam interpretações particulares das experiências e das representações sociais, revelando, assim, a (re)construção de identidade(s) de estudantes e docentes. Ao tratar de identidade, esta pesquisa baseia-se nos estudos de Norton (2000, 2013), cuja definição aponta para “a compreensão que o indivíduo tem sobre sua relação com o mundo, como esta relação está estruturada através do tempo e do espaço, e como compreende suas possiblidades futuras” (p.36). Utilizamos, também, o modelo de investimento, de Darvin & Norton (2015), percebido como a intersecção entre identidade, ideologia e capital. Este modelo auxilia a compreensão da relação entre identidade, investimento e comunidades imaginadas, temas identificados ao longo das pesquisas, então, realizadas no escopo deste projeto. Complementando o aporte teórico para a análise de dados, o conceito de representação social (MOSCOVICI, 2013), considerado um “conceito híbrido” (GRACIA, 1998) por articular conceitos da sociologia e da psicologia, nos serve de âncora para identificar e compreender as experiências de estudantes e de professores em relação ao processo de ensino e aprendizagem de línguas, uma vez que “tem por função a elaboração de comportamentos e a comunicação entre indivíduos (MOSCOVICI, 2013, p.26). Este projeto apresenta implicações para o ensino de línguas em diversos contextos e para a formação de professores. Profa. Dra. IDALENA OLIVEIRA CHAVES PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL E LÍNGUAS DE HERANÇA: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES O contexto diverso e multicultural no qual se desenvolve o ensino da língua portuguesa falada no Brasil, na sociedade atual, exige de professores e pesquisadores uma reflexão de como a formação pode ser mais eficaz e condizente com as necessidades dos estudantes de português como língua não materna. Nesta perspectiva, o objetivo deste projeto é investigar o Português do Brasil como Língua Adicional (doravante, PLA), isto é, o ensino e aprendizagem da língua portuguesa por falantes que possuem outra língua materna, como surdos, estrangeiros, indígenas etc., e se veem face ao desafio de adicionar mais uma língua ao seu inventário linguístico. Além disso, propõe-se investigar sobre Língua de Herança (LH), entendida aqui conforme Flores e Melo-Pfeifer (2014), como uma língua que faz parte do repertório linguístico familiar de um falante que vive em uma comunidade cuja língua falada não é a dos seus pais. Esta situação é constatada em Viçosa pela chegada de professores e estudantes estrangeiros com filhos em idade escolar que são matriculados nas escolas da cidade, convivendo no dia a dia com uma língua que não é a falada em casa com os familiares. O mesmo ocorre, também, no exterior com crianças filhas de brasileiros, que passam a ter o português como língua de herança (PLH). Diante destas duas demandas, este projeto contempla, ainda, a formação de professores para atuarem com o ensino de PLA. Profa. Dra. JOZIANE FERRAZ DE ASSIS A PESQUISA AUTOETNOGRÁFICA E O ESTUDO DAS EMOÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Este projeto introduz a autoetnografia e o estudo das emoções sob o viés da Sociologia dos Corpos/Emoções nos estudos em Linguística Aplicada, ampliando, assim, as possibilidades de estratégias de pesquisa na área. Seu objetivo geral é investigar a relação entre as emoções, entendidas como construtos sociais compreendidos cognitivamente, e os processos de ensino e aprendizagem vividos por estudantes e professores de línguas durante suas aulas e formação docente, inicial ou contínua. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como estratégia metodológica predominante a autoetnografia, através da escrita de narrativas, de cunho subjetivo e, concomitantemente, reflexivo-teórico, sobre determinado objeto de estudo – neste caso, as emoções e os processos de aprender e ensinar línguas. A pesquisa está inserida na área de Estudos linguísticos, na linha de pesquisa Linguística Aplicada: formação de professores e ensino e aprendizagem de línguas. A pesquisadora faz parte dos grupos de pesquisa Red Internacional de Sociología de las Sensibilidades (UBA-Argentina) e Crenças sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas (UFV). Profa. Dra. MARIA CARMEN AIRES GOMES CORPO, DIFERENÇA E VULNERABILIDADE SOCIAL: ESTUDOS DISCURSIVOS EXPLANATÓRIOS CRÍTICOS DE NARRATIVAS DE VIDA E MIDIÁTICAS (2015 – atual). Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) Bolsa CAPES MS: (2). O objetivo desse projeto é refletir acerca das relações entre corpo, mídia e diferença. A relação entre corpo e mídia tem suscitado ao longo dos séculos várias discussões tanto no âmbito das Ciências Sociais quanto na área médica e até mesmo nos estudos da Comunicação Social, sobre a influência dos meios de comunicação na constituição corporal. Discutiremos aqui como os corpos são construídos, retratados e representados na mídia impressa e televisual brasileira. Nesta, pesquisa focalizaremos na construção e representação do corpo diferente, aquele que foge aos padrões de normatividade hegemônica. Serão coletadas matérias jornalísticas das Revistas Veja, Época e Isto é, no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2011, além de narrativas midiáticas, para a composição de um corpus documental, que trate da questão do corpo diferente. Serão usados os pressupostos dos Estudos Discursivos Críticos (Norman Fairclough, 2001, 1999, 2003), da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 2004; Theo van Leeuwen, 1997, 2008), com base ainda em uma combinação de ferramentas teórico-metodológicas dos estudos sobre a Linguagem da Avaliação e da perspectiva (Peter White, 2004) e da Linguística de Corpus (Tony Beber Sardinha, 2004). Profa. Dra. MARIANA RAMALHO PROCÓPIO XAVIER DISCURSIVIZAÇÕES DA DIFERENÇA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE VIDA EM DIFERENTES SUPORTES MIDIÁTICOS. (2021 – atual). O objetivo deste projeto é refletir acerca das relações entre mídia e a construção discursiva de si e de outrem, sobretudo a partir do crescente e constante aparecimento de narrativas de vida nos mais variados gêneros midiáticos. Especificamente, interessa-nos perceber, como as diferenças – entendidas aqui para além de marcadores sociais como classe, raça, gênero, idade, etc. – atravessam e compõem a significação das narrativas de vida, ao passarem por um processo de discursivização. Trata-se de um projeto “guarda-chuva”, que abarca as orientações desenvolvidas, assim como meus interesses individuais de pesquisa. Orientações: 2 doutorados, 3 mestrados e duas IC’s. Profa. Dra. MICHELLE NAVE VALADÃO A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: DA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS AO LETRAMENTO ACADÊMICO. (2022 – atual). No Brasil, a história da educação de surdos é pautada na luta pelo reconhecimento da sua condição linguística bilíngue, que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa (L2) como a segunda língua. Atualmente, apesar das garantias legais de os estudantes surdos desenvolverem-se como sujeitos bilíngues, os seus direitos linguísticos ainda não estão sendo plenamente garantidos, seja pela escassez de ambientes e espaços propícios para aquisição precoce da Libras; seja pelas dificuldades de promoção de um processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa adequado as suas especificidades linguísticas e culturais. Com isso, muitos surdos carregam ao longo da sua trajetória escolar importantes defasagens linguísticas em ambas as línguas, que prejudicam todo o processo educacional, especialmente quando este é pautado na educação inclusiva. Entendendo que a formação envolve diferentes etapas, pressupõem-se que muitos surdos, ao ingressarem no Ensino Superior, ainda tragam as marcas dessas defasagens da Educação Básica, especialmente na Língua Portuguesa escrita, que podem dificultar a sua permanência nas universidades. Frente a essa problemática, o presente projeto tem como objetivo investigar o processo de letramento acadêmico desenvolvido por/para discentes surdos. Busca-se analisar possíveis projetos institucionais voltados ao fomento da formação linguística e educacional desses discentes, considerando as políticas educacionais inclusivas que visam a permanência e a formação de qualidade dos surdos. A metodologia é pautada na abordagem qualitativa, tendo como ferramentas de coleta de dados as observações participantes, os diários de campo, as análises de documentos e as entrevistas semiestruturadas. O estudo buscará refletir sobre a aquisição de L1 e L2 por surdos, abordando temáticas sobre educação bilíngue, formação de professores, ensino e aprendizagem de línguas e letramento acadêmico. Profa. Dra. MÔNICA SANTOS DE SOUZA MELO INTERSEÇÕES ENTRE OS DISCURSOS RELIGIOSO E POLÍTICO: AS INTERAÇÕES EM REDES SOCIAIS DE AGENTES RELIGIOSOS COMO ESPAÇO DE PROMOÇÃO E DE RESISTÊNCIA AO POPULISMO. (2021 – atual). Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo analisar as interações promovidas pelas práticas discursivas digitais, incluindo as instâncias de produção e, de modo a identificar as estratégias por meio das quais personalidades públicas vinculadas a igrejas participam do debate em torno das temáticas relacionadas à vida política do Brasil. Para tanto, recorreremos, como eixo teórico e metodológico, à Teoria Semiolinguística do Discurso, associada a teorias de outras áreas, tais como a Comunicação, a Ciência da Religião e a Sociologia. Pretendemos, por meio do presente projeto, identificar os mecanismos, procedimentos e imaginários por meio dos quais o debate nas redes sociais, fomentados por agentes religiosos, mantém relação com a tradição conservadora e o populismo que se consolida no cenário político contemporâneo. ANÁLISE DO DISCURSO RELIGIOSO E O PROCESSO DE MIDIATIZAÇÃO DA RELIGIÃO (2015 – atual). Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Bolsa IC (3); Bolsa CAPES MS: (2). Esse projeto tem como objetivo central caracterizar o discurso religioso, em suas diversas manifestações, considerando a importância de tal discurso para a promoção, manutenção e revisão de valores e comportamentos em nossa sociedade. Para alcançarmos tal objetivo, nos dedicaremos à seleção de dados de vários gêneros (especialmente os veiculados pela mídia) ligados a várias vertentes religiosas cristãs, a fim de descrever e analisar não apenas seu conteúdo, isto é, as representações sobre família, relacionamento, fé, religiosidade, entre outros, mas também as estratégias adotadas para interpelar e captar os fiéis. Vamos identificar, comparar e interpretar essas estratégias em termos das encenações verbais e visuais, quando for o caso. Para isso será necessário descrever a organização discursiva das interações selecionadas, consistindo nas organizações enunciativa, descritiva, narrativa e argumentativa, nos termos de Charaudeau (2008). Pretendemos, ainda, analisar a ocorrência de um redimensionamento do discurso religioso em função da interferência do uso das tecnologias midiáticas, avaliando em que medida o processo de midiatização desse tipo de discurso religioso tem provocado a reestruturação e transformação das práticas religiosas e de que forma o cruzamento entre os campos religioso e midiático estaria colaborando para promover uma mudança no conteúdo do discurso religioso. Nosso interesse, diante desse fenômeno é não só descrever a configuração dos novos discursos que surgem, mas também interpretar a relação entre o formato que esses adquirem com as concepções defendidas pelos segmentos que eles representam. Diante do objeto que nos propomos a analisar, deparamo-nos com o desafio de lidar com diferentes formas de linguagem que se articulam: os estratos linguísticos, visual e fílmico, o que nos impõe a necessidade de utilizar um quadro teórico e metodológico que conjugue esses elementos, de forma a nos proporcionar a descrição e a interpretação do nosso objeto de estudo. Adotaremos, como eixo de nossa pesquisa, o arcabouço teórico-metodológico da Análise Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau, associado a pesquisas em torno da mídia digital e estudos na área de Sociologia. DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO: ANÁLISE DE DISCURSOS A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE ANÁLISE DO DISCURSO E TEORIAS ARGUMENTATIVAS (2015 – atual). Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Bolsa IC (1); Bolsa CAPES MS: (3). Este projeto visa abordar as várias práticas discursivas do ponto de vista da Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau, articulada a outras teorias afins, tais como os estudos semióticos, na perspectiva de Roland Barthes, e estudos da argumentação, representados pelas correntes mais tradicionais, tais como a antiga Retórica, e pressupostos contemporâneos, como os da Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts Tyteca (1996). Consideramos que a gênese do discurso envolve não apenas as escolhas que determinam a organização do texto em si, mas também a disposição gerada no ouvinte pelo dito e a construção da imagem do enunciador. Esses aspectos permeiam todo ato de linguagem, em nossas relações sociais diárias e nos permitem vislumbrar imaginários sócio-discursivos do grupo que circundam o ato de linguagem. A Semiolinguística considera o ato de linguagem como o produto de um contexto do qual participam um emissor e um receptor que, por serem pessoas diferentes, podem atribuir a uma expressão linguística diferentes interpretações. Nessa perspectiva, todo ato de linguagem se insere num projeto geral de comunicação que é concebido por um sujeito comunicante, o qual precisa organizar seu discurso em função da situação em que se encontra. Para fazê-lo está subordinado a um espaço de restrições, que compreendem as condições mínimas às quais o ato de linguagem deve satisfazer para que seja válido, e a um espaço de estratégias, que corresponde às escolhas que os sujeitos podem fazer na encenação comunicativa. Seguindo essa orientação, analisamos os discursos de vários domínios, tais como o midiático, o político, o jurídico, o religioso, dentre outros. Prof. Dr. RONY PETTERSON GOMES DO VALE ETHOS E VRBANITAS. OS LIMITES DO USO RISO NOS DISCURSOS SOCIAIS. (2017 – atual). Mestrado acadêmico: (1) / Bolsa CAPES MS: (1). Levando-se em conta o sucesso (argumentativo e comercial) do uso do riso em nossa sociedade, percebemos que agentes (sujeitos social e historicamente marcados) de outros tipos de discurso estão adotando estratégias discursivas próprias do Discurso Humorístico. Isso acarreta pensar como a urbanitas, conceito que prevê as coerções e vantagens para o uso do riso, se apresenta em relação à construção do ethos por (i) sujeitos pertencentes a discursos considerados “sérios” (isto é, discursos mais rigidamente controlados, como o Discurso Científico, o Jurídico, o Religioso etc.), ou por (ii) sujeitos em situações de comunicação não necessariamente humorísticas. Com isso em mente, este projeto volta-se não somente para a identificação e análise do uso do riso nos discursos sociais, mas também, e de modo sistemático, para a descrição e classificação dos ethé dos sujeitos do discurso quando desse uso. Ou seja, buscamos verificar os impactos do uso do riso sobre o ethos de determinados sujeitos que representam papéis sociais, a priori, impossibilitados de fazer uso estratégico do riso, devido às coerções de determinado tipo de discurso ou de situações comunicativas, muitas vezes, rigidamente ritualizadas. Para empreender nossas análises, adotamos como base os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, mais especificamente da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Todavia, devido ao caráter complexo da análise do riso (cf. Rony do Vale) e do pressuposto de que as suas formas plenas e reduzidas podem atravessar vários discursos enquanto estratégia discursiva, aceitaremos contribuições de outras áreas do conhecimento (como, por exemplo, da psicologia social, antropologia, crítica literária, ciência política etc.), dependendo do tipo de discurso a ser analisado. ESTUDOS LITERÁRIOS Prof. Dr. ADÉLCIO DE SOUSA CRUZ LITERATURA CONTEMPORÂNEA: DIÁLOGOS, DESAFIOS E POÉTICAS. (2021 – atual) A literatura contemporânea apresenta uma diversidade de produção que pode ser estudada a partir das poéticas e das estratégias no tocante à representação estipuladas pelos próprios textos literários. Dentre as ações e recursos presentes destacam-se os diálogos com o teatro, cinema, música e a performance, além é claro, do diálogo interno com a própria tradição e produção literária. Três grandes correntes parecem despontar nesse âmbito: as chamadas novas tendências representadas pela “Literatura marginal” e outra simbolizada por escritores da “nova geração”, a exemplo dos nomes escolhidos para representar o Brasil em feiras literárias da Europa. A terceira via seria mais afeita aos “escritores críticos” e seguidora do cânone da chamada “alta cultura”, disputando espaço entre a crítica universitária, a blogosfera e revistas literárias no meio digital. O elo de diálogo entre as três linhas parece, num primeiro momento, o diálogo e o uso de estratégias pinçadas do teatro, cinema, música e performance. Prof. Dr. ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS BIOGRAFISMO LITERÁRIO: FORMAS DE INTERPRETAR O PERÍODO MODERNO E SUAS PERSONAGENS. O biografismo é uma tendência que vem demarcando espaço, nas últimas décadas, no panorama brasileiro. Se, num primeiro momento, as publicações no mercado editorial brasileiro eram compostas, em grande parte, por traduções de obras publicadas no exterior, com o tempo passaram a surgir trabalhos que enfocavam personagens e histórias relativas ao Brasil, ganhando força entre escritores e público leitor. Este projeto tem como objetivo perceber como o biografismo trata de temas caros à História e permite sua relação com a Literatura. Focamos nossa pesquisa em obras que tenham o período moderno, especialmente o Império português, como pano de fundo, bem como pretendemos entender como determinados fatos e personagens são retratados por este tipo de narrativa. Contudo, outros recortes tanto temporais quanto temáticos que usem o biografismo como base, a História como ferramenta e a memória como costura serão considerados, buscando ligações, pontos em comum e especificidades entre as narrativas factuais e ficcionais. Prof. Dr. EDSON FERREIRA MARTINS A RECEPÇÃO DAS MITOLOGIAS NAS ARTES CONTEMPORÂNEAS. (2022 – atual). O projeto busca revalorizar o conceito de clássico, a partir de uma definição abrangente que o entenda como um “ponto de referência”, como aquilo que sobrevive, ou, como se quiser, resiste a sucessivas visitações sem perder a capacidade de gerar novos e estimulantes sentidos, novas e inusitadas, surpreendentes e incômodas formas. Visa-se compreender de que forma as artes contemporâneas (a Literatura, o Cinema, a Música, o Teatro, a Pintura, a Dança) incorporam em si o legado das civilizações da Grécia, da Roma e da África antigas por meio de processos dialógicos, como, por exemplo, citações ou alusões a personagens históricos ou ficcionais, ou mesmo a fatos culturais que se reportem às cosmogonias e vivências próprias de cada uma dessas civilizações. Em chave intertextual, busca-se, então, relacionar as culturas antigas às do presente por meio da análise de obras artísticas produzidas por artistas brasileiros ou estrangeiros na Contemporaneidade. Como objetivos específicos, busca-se (i) discutir as formas pelas quais tais criações artísticas dialogam com as culturas grega, romana e africana, a partir da reescrita dos mitos e das mitologias produzidas como narrativas tradicionais (BURKERT, 1991); (ii) refletir teórica e criticamente sobre o discurso artístico a partir da construção das identidades, da memória e dos espaços simbólicos brasileiros e estrangeiros, buscando o entendimento das interações entre práticas sociais, artísticas e culturais. A PRESENÇA DA CULTURA CLÁSSICA NA LITERATURA BRASILEIRA PÓS-1822 (2016 – atual). Mestrado acadêmico: (1) / Bolsa CAPES MS: (1). O projeto busca revalorizar o conceito de clássico, a partir de uma definição abrangente que o entenda como um “ponto de referência”, como aquilo que sobrevive, ou, como se quiser, resiste a sucessivas visitações sem perder a capacidade de gerar novos e estimulantes sentidos, novas e inusitadas, surpreendentes e incômodas formas. Visa-se compreender de que forma a literatura brasileira incorpora em si o legado da cultura greco-romana por meio de processos dialógicos, como, por exemplo, citações ou alusões a personagens históricos ou ficcionais, ou mesmo a fatos culturais que se reportem ao mundo da Grécia e da Roma Antigas, presentes em obras ficcionais de diferentes gêneros (romance, conto, poesia, teatro etc.), produzidas por autores brasileiros inseridos, prioritaria mas não exclusivamente, a partir da primeira metade do século XIX, quando ocorre a proclamação da independência do país, período de grande efervescência política, cultural e estética no Brasil, que deixa a condição de colônia e, pela primeira vez na história, se torna independente da antiga metrópole portuguesa. Como objetivos específicos, busca-se (i) discutir as formas pelas quais tais obras dialogam com a cultura greco-romana, a partir da reescrita de temas culturais transversais encontrados ao longo dos textos selecionados como corpora; (ii) refletir sobre o discurso literário a partir da construção das identidades, da memória e dos espaços simbólicos brasileiros, buscando o entendimento das interações entre práticas sociais, artísticas e culturais. Prof. Dr. GERSON LUIZ ROANI O SAGRADO NAS LITERATURAS LUSÓFONAS (2015 – atual). Graduação (2) Mestrado acadêmico: (5) Bolsa IC (1) CAPES MS: (3). Com a duração de quatro anos, este projeto pretende estudar a presença do sagrado na literatura, investigando autores(as) e obras das literaturas portuguesa, brasileira e africana. Investe-se numa perspectiva que considera a literatura como um âmbito privilegiado de manifestação da experiência do sagrado. Com base nesse viés, o desenvolvimento do projeto valoriza a interdisciplinaridade pelo fato de promover o diálogo entre a Religião e os Estudos Literários. A pesquisa será desenvolvida em quatro etapas: 1) Representações da experiência do sagrado na literatura; 2) A recepção e reinvenção literária de temas, motivos e mitos oriundos das tradições judaica e cristã; 3) O Mal representado pela figura do Diabo e sua recepção/reinvenção na literatura; 4) As representações da santidade pelo literário ou a hagiografia como gênero revisitado pela literatura contemporânea. MEMÓRIA E IDENTIDADE JUDAICAS NA FICÇÃO PORTUGUESA CONTEMPORÂNE. (2013 – 2016). Graduação (2) Mestrado acadêmico: (4) / Doutor (2) Bolsa IC (1) CAPES MS: (3). Este projeto objetiva investigar a emergência da memória e da identidade judaicas na ficção portuguesa contemporânea, considerada significativa para o estudo da transfiguração ficcional da história dos judeus-portugueses do século XV à atualidade. No nosso tempo, vários textos literários portugueses vislumbram essa história como sendo assinalada por tragédia, exclusão e intolerância. Contemporaneamente, isso assume um significado importante, porque o romance português Pós-Revolução dos Cravos é marcado pela revisão crítica da tradição literária e histórica lusitanas, mas também sublinha a necessidade de revisitar a memória e as raízes judaicas da cultura portuguesa. Profa. Dra. GRACIA REGINA GONÇALVES ESTUDOS DE GÊNERO E SUAS INTERSECÇÕES NAS LITERATURAS SUL-AFRICANA, NIGERIANA E AFRO-CARIBENHA. (2022 – atual). Na sequência de minhas perquirições sobre a constituição do sujeito, tenho me deparado com as diversas injunções sociais que a regem, tais como a volubilidade dos conceitos de gênero e raça, atrelados ao de hegemonia no âmbito sociopolítico, e sua relação com o saber, ou saberes, os quais definem o indivíduo, invariavelmente, dentro de um quadro de julgamento de valores. Assim sendo, tenho pesquisado textos de natureza diaspórica, quer da literatura sul-africana, como os de J.M.Coetzee, à da nigeriana Chimamanda Adichie; e em especial, da vertente afro-caribenha, como de Caryl Phillips. Na esteira dessas reflexões, abre-se a ficção de autoras como Carmen Maria Machado e Bernardine Evaristo, cujo caráter crítico à insolubilidade de barreiras e uma nova proposição do sujeito-mulher se avultam. Profa. Dra. IARA CHRISTINA SILVA BARROCA
MULHERES EM LETRAS/LETRAS DE MINAS Este projeto busca realçar a relevante e inequívoca participação das mulheres no âmbito da literatura nacional e do pensamento crítico contemporâneo. Desde as inúmeras manifestações de representatividade concretizadas nos movimentos feministas, que em muito contribuíram para o desvelamento do sujeito feminino frente à sua especial participação no contexto histórico e literário do país, as teorias sobre os estudos de gênero intensificam a preemência das constantes reflexões sobre os problemas de gênero, que perpassam questões da identidade, da alteridade, dos lugares e dos não-lugares do feminino, da dominação masculina, da subversão da subjetividade pautada exclusivamente no sexo, do domínio do patriarcado, do corpo feminino nos (des) limites da interpretação, da performatividade, dentre outras. Falar de gênero, aqui, não se trata de negar as diferenças sexuais e corporais entre homens e mulheres, mas de compreendê-las não como naturais e determinadas, mas como relações sociais e de poder, que produziram hierarquias e dominação. Segundo Scott, gênero é a organização social das diferenças sexuais. É um saber que estabelece significados para as diferenças corporais. Diante dessa proposta reflexiva, nomes como Simone de Beauvoir e Virginia Woolf, precursoras da política do corpo, seguindo-se a estas, cada qual com sua peculiaridade, Elaine Showalter, Teresa de Lauretis, Elisabeth Badinter, bem como o de Judith Butler, serão propostos como exemplos de formas de se repensar o conceito via crítica literária. Profa. Dra. JOELMA SANTANA SIQUEIRA A LITERATURA EM PRESENÇA. (2022 – atual). O projeto abarca pesquisas sobre a presença da literatura em outros suportes além do livro e em outros espaços além da sala de aula, visando discutir possíveis contribuições para a historiografia e a crítica literárias, a partir de análises das relações entre os suportes, as performances, as formas artísticas e a recepção da obra. Nesse sentido, interessa-nos os estudos das poéticas da oralidade, os estudos sobre literatura e imprensa, literatura e canção popular, literatura e… Prof. Dr. JUAN PABLO CHIAPPARA CABRERA A FICÇÃO LITERÁRIA NO DEVIR DA MODERNIDADE. LITERATURA HISPANO-AMERICANA E OUTRAS LITERATURAS. (2021 – atual). Os objetivos gerais que norteiam este Projeto Autônomo são transversais em relação aos objetivos dos subprojetos que se vincularão a ele. De uma forma ampla, para além dos objetivos específicos de cada subprojeto, se busca entender, discutir e responder em diferentes corpora: 1- de que maneira o processo de escrita e representação na obra literária funciona como reapresentação deslocada, desfocada, refocada da experiência humana sob o pacto básico do “como se”, tanto em obras realistas como fantásticas; 2- por que é importante distinguir entre real e realidade, considerando o primeiro como irrepresentável e a segunda como uma construção de sentidos produzidos pela ação de construções de sentido atravessados pela invenção-ficção; 3- de que maneira uma visão performativa da literatura, entendida como atos enunciativos que intervém no real e o modificam através das obras, é fundamental para relocalizar o papel da ficção literária na construção de sentidos sociais relevantes para a vida humana e constitutivos dela; 4- como o agrupamento de certos textos dentro das fronteiras do que se definiu como Literatura ao longo da Modernidade tendeu a esconder a participação constitutiva da ficção em todos os outros textos que participam e são basilares para a construção das instituições sociais em que os sujeitos convergem, dialogam, realizam acordos, promovem mudanças, debatem, especulam, acreditam, assumem verdades e, em definitivo, pelos quais pautam a sua existência.