Disciplinas

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS LINGUÍSTICOS

LET 611 – BASES TEÓRICAS EM LINGUÍSTICA APLICADA

Definição linguística aplicada. Pesquisa em Linguística aplicada. Áreas de investigação da linguística aplicada.

Programa Analítico LET 611

LET 612 – ANÁLISE DE GÊNEROS DISCURSIVOS

Conceituação  de gênero,  padrão retórico,  tipo  e  sequência  textuais. Perspectivas teórico-metodológicas dos gêneros discursivos. Perspectiva semiótico-discursiva crítica do estudo de gêneros.  Gêneros  discursivos: multimodalidade e intergenericidade. A relação entre gênero discursivo e ensino.

Programa Analítico LET 612

LET 613 – BASES TEÓRICAS EM ANÁLISE DO DISCURSO

As diferentes  concepções do  discurso. A linguística do discurso.  Os precursores da  AD.  A  heterogeneidade  do discurso. A constituição dos sujeitos e dos seus discursos. Abordagens em análise de discurso. Discurso e ensino.

Programa Analítico LET 613

LET 615 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Panorama da formação de professores de língua materna e estrangeira. Construtos importantes na formação de professores de línguas. Novas perspectivas na formação de professores de línguas.

Programa Analítico LET 615

LET 616 – ASPECTOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Panorama dos aspectos do ensino aprendizagem de línguas. Estilos e Estratégias de aprendizagem de línguas. Motivação. Crenças dos aprendizes sobre aprendizagem de línguas. Afetividade. Identidade. Fatores sociais.

Programa Analítico LET 616

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS LITERÁRIOS

LET 630 – TEORIAS DA LITERATURA

Os discursos sobre a literatura no século XX e XXI. As teorias críticas. Pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos para abordagens do literário numa perspectiva contemporânea. A literatura e o pós- modernismo. O pós-estruturalismo. A desconstrução. A teoria pós-colonial. A crítica feminista. As teorias da literatura e os estudos culturais.

Programa Analítico LET 630

LET 631 – TEORIAS EM LITERATURA COMPARADA

Pressupostos teóricos para análise interdisciplinar e contextual de fenômenos numa perspectiva comparatista. Identificação de parâmetros analíticos que traduzam as tendências contemporâneas dos estudos interculturais. O comparativismo e as novas perspectivas da crítica, da teoria e da historiografia literárias. A reconfiguração das identidades e a pós-modernidade. A contribuição dos estudos culturais e pós-coloniais para o novo comparativismo. /os paradoxos do multiculturalismo e da globalização.

Programa Analítico LET 631

LET 632 – LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA

Estudo das aproximações entre o discurso literário e o histórico. Panorama das relações entre literatura e história. A perspectiva atual das relações entre literatura e história. Convergências e divergências entre o discurso histórico e o literário. Mimese, representação e ficcionalidade. Literatura e história como discursos da memória. Memória e Narração. A narrativa na Literatura e na história. Memória individual e memória coletiva. A metaficção historiográfica do pós-modernismo. Análise de narrativas: literárias, históricas e autobiográficas.

Programa Analítico LET 632

LET 633 – LITERATURA E OUTROS CAMPOS DO CONHECIMENTO

Reflexão sobre literatura e as possíveis interlocuções entre literatura e outros campos de conhecimento. Discussão sobre disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Estudos de caso: Literatura e ciência; literatura e história; literatura e filosofia; literatura e artes plásticas; literatura e religiosidade; literatura e meios de comunicação; literatura e música; literatura e antropologia; literatura e dança; literatura e cinema.

Programa Analítico LET 633

LET 634 – LITERATURA E ENSINO

Abordagem teórica sobre as interafaces entre literatura e ensino. Objetivos do ensino de literatura. Teoria da literatura e ensino da literatura. Literatura, escola e ideologia. Articulação entre texto e leitor na perspectiva teórica da estética da recepção. Leitura e formação do leitor. Literatura e leitura: pré saber estético e conhecimento social do leitor compartilhado à luz da sociologia da leitura. Formação do professor de literatura.

Programa Analítico LET 634

LET 635 – ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS DE GÊNERO

Estudo de reflexões teóricas que projetam colocam no centro a questão da representação e do discurso a partir do conceito de gênero. Crítica literária voltada para a articulação do gênero como operador privilegiado de leitura. Análise das relações entre subjetividade, gênero, discurso e poder. Discussão sobre a constituição do sujeito gendrado na ordem da linguagem. Compreensão do espaço relacionado à constituição de subjetividades transgressivas no contexto de gênero, raça e classe.

Programa Analítico LET 635

DISCIPLINAS DE DOMÍNIO CONEXO

LET 777 – ESTÁGIO EM ENSINO

Esta disciplina propõe-se a fornecer a estudantes de pós-graduação experiência de ensino, pelo planejamento, preparação e lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas a nível de graduação do Departamento de Letras, sob a supervisão e acompanhamento do professor da respectiva disciplina.

Programa Analítico LET 777

LET 790 – TÓPICOS ESPECIAIS I E LET 791 – TÓPICOS ESPECIAIS II

Abordagem de temas atuais no âmbito dos Estudos Literários e Linguísticos, segundo as especialidades dos professores ministrantes. Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não.

LET 797 – SEMINÁRIO

O Programa de Mestrado em Letras exige do pós-graduando a apresentação de um seminário, cujo conteúdo deve abordar o assunto da dissertação de mestrado.

Programa Analítico LET 797

LET 799 – PESQUISA

Programa Analítico LET 799


Endereço

Departamento de Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
Campus Universitário
36.570-900 – Viçosa – MG
Telefone: (31) 3612-7156
E-mail: posgradla@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados